Ministra da Educação quer promoção do teatro nas escolas

Ministra da Educação quer promoção do teatro nas escolas

Cena de uma peça de teatro numa das salas de Luanda

A presidente da Comissão Nacional de Angola para a Unesco e Ministra da Educação, Luísa Grilo, garantiu estarem a ser criadas condições para que o teatro seja levado às escolas do ensino geral no país, como forma de ocupação dos tempos livres da juventude.

Em declarações à imprensa, por ocasião, na abertura da 5ª edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT), Luísa Grilo recordou existir uma orientação do Presidente da República para o enquadramento das artes cénicas nas escolas e ter um melhor aproveitamento das novas infra-estruturas que estão a ser construídas no país.

De acordo com a ministra, um dos grandes exemplos tem sido demonstrado pela escola Njinga Mbande e o grupo homónimo, que têm sabido explorar o aproveitamento do anfiteatro para a exibição de peças de teatro. "A criação de mais espaços vai permitir que os jovens possam ter a oportunidade de fazer teatro por ser uma expressão artística importante que contribui para o processo da comunicação oral, leitura, que inserem-se os géneros textuais como o dramático e poesia”.

Além de envolver essas manifestações artísticas, Luísa Grilo enfatizou o facto de o teatro explorar a capacidade criativa da juventude, nos domínios da canto e dança.

Projectos como o "Cultura para Todos”, numa iniciativa do grupo de teatro do colégio Pitabel, assegurou que passam a ser parceiros do Ministério da Educação, por serem projectos credíveis e com bastantes experiência no ramo das artes cénicas.

 

Luísa Grilo lembrou que já existem escolas associadas, que podem, numa primeira fase, começar a desenvolver o teatro nas instituições. "Vamos procurar trabalhar mais com esses projectos que muito têm para oferecer à sociedade”.

 

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: Cultura Angola

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do país

Jomo Fortunato , Ministro da Cultura

Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do país

A criação de um observatório é outro dos projectos do ministério, que procura assim dar soluções

Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”

Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”

Segundo o responsável, na segunda fase do projecto serão abrangidas todas as demais regiões do país 

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.