
O prémio literário dstangola/Camões é uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola
Pepetela
O mais recente romance de Pepetela, "Sua Excelência, de Corpo Presente", venceu a segunda edição do prémio literário dstangola/Camões, reafirmando o seu autor como "escritor de primeira água, angolano, africano e universal", nos termos do júri do prémio.
O júri do dstangola/Camões, presidido por Irene Guerra Marques, professora na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, distinguiu no texto de Pepetela "não apenas a sua atualidade", como a forma como "mantém jovem e lúcida a ironia, a crítica sociocultural e uma criatividade intensa, que acompanha os avanços e recuos da realidade angolana e até mesmo africana, no que diz respeito à realidade que vivemos ao Sul do Saara".
Segundo um comunicado da Leya, a editora do escritor angolano, esta é a segunda distinção do romance, que recebeu em Fevereiro o Prémio Literário Correntes d`Escritas.
O romance é "uma crítica mordaz ao abuso de poder e aos sistemas de governo totalitários disfarçados de democracias", escrito com "um sentido de humor inteligente, e em que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência", sublinhou a nota da editora.
O prémio literário dstangola/Camões é uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, que visa distinguir, anualmente e de forma alternada, livros editados em poesia e prosa de artistas nascidos em Angola.
O galardão, no valor de 15 mil euros, será entregue em Luanda, em data ainda por confirmar. A primeira edição do dstangola/Camões homenageou a poesia e escolheu como vencedor o título "Noite Vertical", de Zetho Cunha Gonçalves.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: Cultura Angola
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Jomo Fortunato , Ministro da Cultura
Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do paísA criação de um observatório é outro dos projectos do ministério, que procura assim dar soluções
Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”
Segundo o responsável, na segunda fase do projecto serão abrangidas todas as demais regiões do país
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.