Esta não é a primeira vez que um prémio literário angolano é anulado, em junho de 2020, o júri do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil angolano também anulou a edição 2020 por verificar um plágio grosseiro e tentativa de burla do vencedor.
Em um comunicado, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas angolano refere que o júri do prémio foi alertado, por denúncias nas redes sociais, que a obra constituía um plágio do conto "Serena", do escritor brasileiro Paulo Cantarelli.
De acordo com o comunicado, o júri, reunido em 21 de dezembro de 2020, comparou os dois contos, "Mulher Infinita" e "Serena", e concluiu haver confluências morfossintáticas, estruturais e de conteúdo que configuram, na verdade, a existência real de plágio.
Em face dos factos dados como provados, afirma o júri, constituído pelos professores Joaquim Martinho e Domingas Monteiro, o "original perdeu a criatividade e violou o regulamento do prémio" que determina que as obras submetidas a concurso devem ser originais, inéditas e de criação própria.
O anúncio do vencedor do prémio, agora anulado, aconteceu em Outubro de 2020 e em 10 de dezembro Lourenço Catari Mussango recebeu o diploma e um galardão.
O júri consciente de que a manutenção da atribuição do prémio a um título bibliográfico que configura plágio e falta de honestidade intelectual constituiria uma verdadeira entorse ao regulamento e prestígio da distinção, decidiu retirar o prémio ao vencedor.
Em declarações à imprensa, o diretor-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Gabriel Cabuço, disse que o prémio está avaliado em 5.000 dólares (4.500 euros) e o montante ainda não tinha sido entregue.
Esta não é a primeira vez que um prémio literário angolano é anulado, em junho de 2020, o júri do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil angolano também anulou a edição 2020 por verificar um plágio grosseiro e tentativa de burla do vencedor.
Fonte: Lusa
Tópicos relacionados: Cultura Angola
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Jomo Fortunato , Ministro da Cultura
Ministério da cultura reforça aposta nas casas de cultura do paísA criação de um observatório é outro dos projectos do ministério, que procura assim dar soluções
Associação cultural lança projecto “biblioteca ao encontro dos estudantes”
Segundo o responsável, na segunda fase do projecto serão abrangidas todas as demais regiões do país
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.