O sistema permite ter o controlo de quantos taxistas singulares ou que trabalham em organizações (Placas) existem a nível nacional. O sistema conta com uma base de dados onde serão cadastrados todos esses profissionais
Fotografia por: TecanStudio
Os transportes privados de táxi, vulgo “Azuis e brancos” ou “candongueiros”, são o meio de transporte mais utilizado em Luanda. Estima-se que todos os dias circulam pelas estradas da capital cerca de 40 mil veículos que exercem actividade de táxi. Devido ao constante fluxo de deslocações, torna-se quase impossível que os passageiros encontrem os seus pertences após perderem num desses veículos.
Para ajudar os passageiros a contornarem esse problema, Tiago Mabango e Osvaldo Beto, estudantes da 13.ª classe do curso de Informática e Sistemas de Multimédia do ITEL, desenvolveram o Sistema de Gestão de Placa e Controlo de Taxista (SGPCT).
Em declarações ao portal da Tecangologies, Tiago Mabango contou que o sistema permite ter o controlo de quantos taxistas singulares ou que trabalham em organizações (Placas) existem a nível nacional. O sistema conta com uma base de dados onde serão cadastrados todos esses profissionais.
De acordo com o estudante, o sistema tem como finalidade ajudar os passageiros a localizarem os seus pertences deixados dentro desses veículos. Para tal basta que o passageiro anote a matrícula do respectivo táxi e, através de uma pesquisa no sistema, poderá ver a que organização pertence. Lá poderá entrar em contacto com a referida organização para poder reaver os seus pertences.
Tiago Mabango acredita que o SGPCT tem grande potencial, sendo que o jovem já tem feito contacto com a Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) para a implementação do mesmo no mercado nacional.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: EventoTecnologiaAngola
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Retrospectiva 2023 - Eventos e Lançamentos
Este ano ficou marcado pela retomada dos eventos presenciais e pela redescoberta de uma normalidade que há muito não se experimentava
E3 2022: Um dos maiores eventos de videojogos do ano foi cancelado
Recordar que, inicialmente, acreditava-se que a E3 2022 voltaria a ter formato presencial, uma hipótese que foi colocada de parte em favor de
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.