Governo vai investir mais de 80 milhões de dólares na primeira nuvem nacional

Os centros de dados, que vão ocupar uma área de 5.320 metros quadrados, vão albergar 204 armários de servidores, promovendo uma redução de custos na na máquina funcional das comunicações electrónicas do Governo de Angola

Governo vai investir mais de 80 milhões de dólares na primeira nuvem nacional

Mário de Oliveira - Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social

O Governo angolano vai investir 89 milhões de dólares (para construir a infraestrutura da Nuvem Nacional de Angola, formar técnicos e armazenar e unificar serviços governamentais.

 

O projecto, que resulta da assinatura, em Dezembro de 2021, de um memorando de entendimento entre o Governo de Angola e a multinacional Presight, foi esta quinta-feira (16) apresentada em Luanda, numa cerimónia que contou com a presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira.

 

Em declarações a imprensa, o ministro referiu que, com a concretização do projecto, o Governo pretende promover o desenvolvimento digital da economia nacional, uma melhor percepção do cidadão sobre a governação e eficiência governativa, aproximando mais os cidadãos das ações governativas, cultivar talentos locais no uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação) e serviços de nuvem, bem como estabelecer uma base para a transformação digital em toda a indústria angolana.

 

Por sua vez, o director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (Infosi), André Pedro, referiu que o projecto será criado num prazo de 15 meses, devendo ser concluído entre Fevereiro e Março de 2024.

 

André Pedro disse que será construído de raiz o principal 'data center' (no Camama), e reabilitado o actual 'data center' secundário, o 'backup' junto do Instituto de Telecomunicações.

 

Os centros de dados, que vão ocupar uma área de 5.320 metros quadrados, vão albergar 204 armários de servidores, promovendo uma redução de custos na na máquina funcional das comunicações electrónicas do Governo de Angola.

 

O projecto, visa igualmente a redução de custos e sobreposição de investimentos na construção de centros de dados, exemplificando que actualmente, para manter a licença para que os dados electrónicos estejam invioláveis, o ministério tem o custo anual que ronda os 15 milhões de kwanzas.

 

 

Fonte: Lusa

Tópicos relacionados: Eventos Política Tecnologia Angola

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2023 - Eventos e Lançamentos

Retrospectiva 2023 - Eventos e Lançamentos

Este ano ficou marcado pela retomada dos eventos presenciais e pela redescoberta de uma normalidade que há muito não se experimentava

E3 2022: Um dos maiores eventos de videojogos do ano foi cancelado

E3 2022: Um dos maiores eventos de videojogos do ano foi cancelado

Recordar que, inicialmente, acreditava-se que a E3 2022 voltaria a ter formato presencial, uma hipótese que foi colocada de parte em favor de

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.