Aplicação criada pelo FBI permite desmantelar rede criminosa internacional

A operação foi concebida pelo FBI e pela polícia da Austrália e dependia de os criminosos usarem a plataforma Anom, que foi sigilosamente distribuída entre os criminosos, instalada em smartphones

Aplicação criada pelo FBI permite desmantelar rede criminosa internacional

Agências dos Estados Unidos e da Austrália usaram uma aplicação utilizada por criminosos e leram milhões de mensagens encriptadas, resultando em centenas de detenções de suspeitos ligados ao crime organizado em 18 países, anunciaram as autoridades australianas esta terça-feira (08).

 

Milhares de criminosos em todo o mundo usaram telefones criptografados para organizar tráfico de drogas, armas ou mesmo planos de assassinato sem saberem que tais dispositivos foram distribuídos como parte de uma operação policial secreta que começou há três anos contra "alguns dos principais criminosos do mundo".

 

A operação dependia de os criminosos usarem a plataforma Anom, que foi sigilosamente distribuída entre os criminosos, instalada em smartphones.

 

O FBI afirmou que a operação, chamada Escudo de Troia, resultou na apreensão de oito toneladas de cocaína, 22 toneladas de maconha, duas toneladas de meta-anfetaminas, 250 armas, 55 carros de luxo e mais de 48 milhões de dólares em espécie e criptomoedas.

 

Polícias de 17 países participaram da operação, que durou 18 meses. As autoridades policiais tiveram acesso a mais de 27 milhões de mensagens enviadas pelo app Anom e acompanharam sigilosamente as atividades de mais de 300 grupos criminosos em cem países.

 

A Europol afirmou que a operação foi excepcional pela sua dimensão e uma das mais sofisticadas no combate a "atividades criminosas criptografadas".

 

As origens da operação estão no ano de 2018, quando duas plataformas de troca de mensagens criptografas, usadas por criminosos, foram fechadas pelas autoridades. Os criminosos passaram então a procurar uma nova plataforma, e o FBI consegui fazê-los usarem a sua: o app Anom.

Fonte: BBC

Tópicos relacionados: SegurançaPoliticaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.