Este novo padrão, o multi-device foi criado pela FIDO e pelo World Wide Web Consortium e tem como objectivo melhorar a segurança de sites, aplicações e plataformas digitais, tornando-os menos vulneráveis a invasões
A primeira quinta-feira de Maio é considerada o Dia Mundial da Password e Apple, Google e Microsoft declararam o “apoio expandido para o padrão de autenticação sem password criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium”. O objectivo é garantir uma forma de autenticação mais segura para os utilizadores.
Este novo padrão, o multi-device foi criado pela FIDO e pelo World Wide Web Consortium e tem como objectivo melhorar a segurança de sites, aplicações e plataformas digitais, tornando-os menos vulneráveis a invasões. Isto deve-se ao facto de as palavra-passes serem hoje em dia considerados métodos de autenticação inseguros, sobretudo tendo em conta que muitas delas não são tão complexas como deveriam.
O sistema assemelha-se bastante ao mecanismo de autenticação de dois passos, mas aqui a ideia é mesmo substituir a utilização de longas cadeias de caracteres, salienta o ArsTechnica.
Uma particularidade deste sistema novo da FIDO é assentar sobre Bluetooth, uma ligação que requer proximidade física e é vista como os autores como uma forma de eliminar tentativas de phishing. Tendo em conta as dificuldades de compatibilidade do Bluetooth, a FIDO Alliance explica que o padrão servirá somente para verificar a proximidade física do utilizador e que o sistema não depende desta comunicação para mais nada.
O novo sistema pressupõe assim que ambos os dispositivos do utilizador têm de ter Bluetooth, o que pode ser um desafio adicional para os computadores mais antigos.
Este apoio reforçado da aliança destas três gigantes tecnológicas permitirão que os utilizadores comecem a usar o novo standard sem ser necessária a introdução inicial de uma palavra-passe.
Acredita-se que as capacidades do FIDO possam vir a ser implementadas nas várias plataformas em que a Apple, Google e Microsoft estão presentes já a partir do próximo ano.
Fonte: The Verge
Tópicos relacionados: SegurançaTecnologiaAppleGoogleMicrosoft
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.