Apple e Google vão banir aplicações que usam rastreador oculto X-Mode

A medida foi tomada após investigações revelarem que alguns dados foram vendidos para entidades governamentais

Apple e Google vão banir aplicações que usam rastreador oculto X-Mode

A Apple e a Google irão banir apps que usam o software X-Mode, um rastreador que vende dados de localização de utilizadores a terceiros como uma fonte alternativa de receita sem anúncios. De acordo com o Wall Street Journal, a medida foi tomada após investigações revelarem que alguns dados foram vendidos para entidades governamentais.

 

O X-Mode tem como finalidade reunir e enviar dados de localização de usuários de aplicações a seus clientes, e recompensa os desenvolvedores que permitem a instalação de seu software em seus produtos.

 

O empresa que desenvolveu o rastreador garante que não viola nenhuma política da Play Store ou App Store, já que para colectar dados, eles precisam da permissão dos utilizadores dos apps. Com esses dados, muitas empresas podem fornecer uma publicidade direcionada, aumentando as chances de conversão para determinado produto ou serviço. A prática também é feita por diversas outras empresas, movimentando um mercado bilionário.

 

Ao que tudo indica, a Apple e a Google parecem não concordar com a ação desse rastreador, especificamente. A empresa por trás do X-Mode forneceu as suas informações para entidades relacionadas ao governo dos Estados Unidos um dos objectivos foi ajudar as autoridades federais durante a pandemia da COVID-19, mas, aparentemente, ele não foi o único. Muitas informações estariam sendo enviadas ao órgão de segurança nacional norte-americano.

 

Um dos relatos indicou que o X-Mode teria colectado dados de localização de uma base formada predominantemente por usuários mulçumanos, por meio de aplicações de relacionamento e de oração. A descoberta faz parte de uma investigação do senador Ron Wyden

 

Para evitarem serem banidos da loja de apps do Android, os desenvolvedores têm até uma semana para remover o X-Mode das suas aplicações ainda que alguns deles possam pedir extensão de até 30 dias. Na loja da Apple, o prazo para que a ação seja concluída é de duas semanas.

Fonte: The Wall Street Journal

Tópicos relacionados: SegurançaPoliticaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.