Hacker acedeu a dados da Uber nos EUA

A plataforma digital de serviços Uber recorreu às autoridades policiais após o sistema ter sido violado, alegadamente, por um pirata informático, disse uma fonte da empresa com sede em São Francisco, Estados Unidos

Hacker acedeu a dados da Uber nos EUA

A Uber foi alvo de um incidente de segurança, cuja extensão está ainda por apurar e revelar. Um porta-voz da empresa já admitiu o acesso ilegítimo aos sistemas da empresa, que terá sido conseguido usando as credenciais de um funcionário para o canal de Slack interno. A partir daí, o ou os atacantes, conseguiram aceder a outra informação interna.

 

Um hacker publicou uma mensagem no canal de Slack da empresa a dar conta do ataque, com dados que pretendem mostrar as bases de dados da companhia às quais supostamente conseguiu já ter acesso. Segundo informações publicadas por um especialista em segurança, Sam Curry, o hacker também publicou uma imagem pornográfica numa página interna da empresa, para onde os utilizadores são reencaminhados quando tentam aceder a outro tipo de informação.

 

A plataforma digital de serviços Uber recorreu às autoridades policiais após o sistema ter sido violado, alegadamente, por um pirata informático, disse uma fonte da empresa com sede em São Francisco, Estados Unidos.

 

Do que se sabe, o pirata terá obtido o acesso ao sistema principal dos serviços de transporte automóvel (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados, na designação portuguesa). O pirata terá acedido à cloud da Amazon e da Google, onde a Uber armazena os códigos e os dados dos clientes.

 

Durante um contacto, o pirata informático forneceu um endereço da rede Telegram e trocou mensagens com Curry, engenheiro informático da empresa e outros funcionários da Uber em conversa separadas, partilhando capturas de ecrã de várias páginas que provam a intrusão no sistema interno da empresa.

 

O jornal New York Times refere que a pessoa que reivindica o ataque informático disse que conseguiu os acessos de forma fácil: enviou uma mensagem a um trabalhador da Uber fazendo-se passar por um técnico da empresa persuadindo-o a enviar, com êxito, a palavra-chave de acesso a todo o sistema digital.

 

O jornal norte-americano refere que o pirata informático diz ter 18 anos de idade e que, alegadamente, quis provar que a Uber "é uma empresa com um sistema de segurança muito fraco".  A mesma estratégia para a obtenção de palavras-chave através de contactos diretos (Social Engineering na designação dos piratas informáticos) foi usada em 2020 contra a rede social Twitter.

 

Fonte:

Tópicos relacionados: Segurança Tecnologia Uber

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.