Para o lider da OMS, a situação desigual no mundo, com umas regiões mais afectadas pela pandemia e outras menos consoante a taxa de imunização das populações, demonstra "um fracasso global na hora de distribuir equitativamente vacinas"
Tedros Adhanom Ghebreyesus- Director geral da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento de infecções e mortes por covid-19 em África, onde apenas 1% da população está vacinada.
Segundo dados daquela organização, os casos de infecção aumentaram em África 52% na semana passada e as mortes 32%.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a realçar que a situação desigual no mundo, com umas regiões mais afectadas pela pandemia e outras menos consoante a taxa de imunização das populações, demonstra "um fracasso global na hora de distribuir equitativamente vacinas", o que "alimenta uma crise de duas velocidades que está a causar danos nas pessoas mais pobres e vulneráveis".
O dirigente que falava na videoconferência de imprensa regular sobre a evolução da pandemia, disse que os compromissos para doar vacinas a países mais pobres, alguns estabelecidos para 2022, "chegarão demasiado tarde para os que estão a infetar-se e a morrer hoje".
"Actualmente, mais de metade dos países de médio ou alto rendimento conseguiram vacinar pelo menos 20% das suas populações, mas entre as economias pobres somente três o conseguiram", lamentou.
A OMS fixou como metas ter pelo menos 10% da população mundial vacinada este verão, 40% no final do ano e 70% (percentagem desejável para se alcançar a imunidade de grupo) em meados de 2022.
De acordo com as autoridades sanitárias, mais de 1 milhão 339 mil 989 cidadãos foram vacinados, em Angola, desde o início do processo de vacinação a 2 de Março do ano em curso.
O país conta com doses das vacinas da AstraZeneca, da Pfizer, da Sputnik e da Sinopharm.
Até ao momento, o país regista um total de 37.467 casos positivos, com 853 óbitos, 31.569 pacientes recuperados e 5.045 activos. Dos activos, 18 estão em estado crítico, 25 graves, 33 moderados, 30 leves e 4.939 assintomáticos.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: SegurançaSaúde
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.