A entrada em vigor está marcada para um de julho, altura em que o certificado passa a funcionar e a ser reconhecido em todos os Estados-membros
O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital Covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 1 de Julho.
Numa votação realizada na terça-feira (08), em Estrasburgo, mas cujo resultado apenas foi divulgado esta quarta-feira de manhã devido à contagem dos votos à distância, dado a sessão plenária ser realizada em formato híbrido, a assembleia deu a sua luz verde ao certificado com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções.
Fica a faltar a aprovação final do Conselho da UE, que reúne os Governos dos 27. A entrada em vigor está marcada para um de julho, altura em que o certificado passa a funcionar e a ser reconhecido em todos os Estados-membros. Por enquanto, está a funcionar de forma experimental em 9 países que já emitem e verificam este tipo de documentos.
De acordo com a Comissão Europeia, mais de um milhão de certificados - num universo de 450 milhões de habitantes foram emitidos até agora. Bruxelas apela aos países que acelerem o processo de emissão dos documentos - que funcionam com um QR code, digital ou em papel - para evitar problemas e obstáculos no início do próximo mês.
O Certificado Digital Covid da UE pode ser pedido por quem já foi vacinado, recuperou da doença ou testou negativo para a covid-19. O documento não é obrigatório, mas a expectativa é que venha a facilitar a circulação dentro do espaço europeu, isentando de quarentena e testes adicionais o seu portador.
No entanto, não é um passaporte ou livre-trânsito e a legislação até permite que, em certas circunstâncias epidemiológicas, como o aumento de certas variantes mais preocupantes, os estados-membros possam aplicar restrições adicionais, mesmo a quem tem o certificado.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: SegurançaSaúdePolitica
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.