Servidores HP hackeados para minerar Raptoreum

O incidente aconteceu devido aos servidores terem uma vulnerabilidade crítica do Java e através do exploit Log4J, alguém não identificado conseguiu obter o controlo dos servidores baseados nos AMD EPYC 9000 da HP e transformar todo o hardware num potente minerador de criptomoedas

Servidores HP hackeados para minerar Raptoreum

De acordo com informações avançadas por vários sites internacionais, os servidores da HP, que contam com os poderosos processadores AMD EPYC, foram hackeados para minerar a criptomoeda Raptoreum. Segundo os dados, os criminosos conseguiram recolher 3,4 milhões da criptomoeda no valor a rondar os 110.000 dólares.

 

O incidente aconteceu devido aos servidores terem uma vulnerabilidade crítica do Java e através do exploit Log4J, alguém não identificado conseguiu obter o controlo dos servidores baseados nos AMD EPYC 9000 da HP e transformar todo o hardware num potente minerador de criptomoedas.

 

O processo duplicou a taxa de hash da moeda Raptoreum de 200 MH/s (megahash por segundo) para 400 MH/s, antes que a maioria das máquinas afetadas fosse desligada.

 

O hack foi descoberto quando os criadores da criptomoeda notaram pela primeira vez um aumento pouco comum na taxa de hash desde o dia 9 de Dezembro, de 200 MH/s para 400 MH/s. E esse aumento estaria a chegar a partir de uma única morada de carteira de moedas digitais.

 

Dos 3,4 milhões de Raptoreum recolhidos na carteira, os hackers conseguiram movimentar cerca de 1,5 milhões, descontando-os através da plataforma CoinEx. Os 1,7 milhões restantes da moeda foram deixados inativos, talvez porque os criminosos aguardam que a moeda valorize ainda mais. No entanto, esta acção não afetou significativamente a avaliação da moeda digital.

Fonte: Pplware

Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android

As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

TikTok testa nova funcionalidade de segurança

O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real

Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.