
A aplicação DeepSeek subiu nas tabelas da loja de aplicações, ultrapassando o ChatGPT na segunda-feira, 27 de Janeiro, e foi descarregada quase dois milhões de vezes
Um modelo chinês de Inteligência Artificial (IA) surpreendentemente eficiente e poderoso tomou de assalto a indústria tecnológica. O novo modelo de IA foi desenvolvido pela DeepSeek, uma empresa que nasceu há apenas um ano e que, de alguma forma, conseguiu um avanço que o famoso investidor em tecnologia Marc Andreessen chamou de “momento Sputnik da IA”: o R1 consegue quase igualar as capacidades dos seus rivais muito mais famosos, incluindo o GPT-4 da OpenAI, o Llama da Meta e o Gemini da Google - mas a uma fração do custo.
A empresa afirmou ter gastado apenas 5,6 milhões de dólares para alimentar o seu modelo básico de IA, em comparação com as centenas de milhões, se não milhares de milhões de euros, que as empresas americanas gastam nas suas tecnologias de IA.
Isso é ainda mais chocante quando se considera que os Estados Unidos trabalharam durante anos para restringir o fornecimento de chips de IA de alta potência para a China, citando preocupações de segurança nacional. Isso significa que a DeepSeek foi supostamente capaz de alcançar seu modelo de baixo custo em chips de IA relativamente pouco potentes.
A empresa, fundada no final de 2023 pelo gestor chinês de fundos de cobertura Liang Wenfeng, é uma das dezenas de empresas em fase de arranque que surgiram nos últimos anos à procura de grandes investimentos para aproveitar a enorme onda de IA que levou a indústria tecnológica a novos patamares.
Liang tornou-se o Sam Altman da China - um evangelista da tecnologia de IA e do investimento em novas investigações. O seu fundo de cobertura, High-Flyer, centra-se no desenvolvimento da IA.
Tal como outras empresas em fase de arranque no domínio da IA, incluindo a Anthropic e a Perplexity, a DeepSeek lançou vários modelos competitivos de IA ao longo do último ano que chamaram a atenção do setor. O seu modelo V3 despertou alguma consciencialização sobre a empresa, embora as suas restrições de conteúdo em torno de tópicos sensíveis sobre o governo chinês e a sua liderança tenham suscitado dúvidas sobre a sua viabilidade como concorrente da indústria, informou o Wall Street Journal.
Mas o R1, que surgiu do nada quando foi revelado no final do ano passado, foi lançado na semana passada e ganhou uma atenção significativa esta semana, quando a empresa revelou ao Journal o seu custo de funcionamento chocantemente baixo. E é de código aberto, o que significa que outras empresas podem testar e desenvolver o modelo para o melhorar.
A aplicação DeepSeek subiu nas tabelas da loja de aplicações, ultrapassando o ChatGPT na segunda-feira, 27 de Janeiro, e foi descarregada quase dois milhões de vezes.
Fonte: CNN Portugal
Tópicos relacionados: Tecnologia Produto DeepSeek ChatGPT IA
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.