A FIFA quer implementar este sistema no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer de 21 de Novembro a 18 de Dezembro do próximo ano
A Taça das Nações Árabes vai servir como primeiro grande teste do sistema semiautomático de detecção do fora de jogo, nova tecnologia que a FIFA pretende implementar no Mundial'2022, no Catar, anunciou, esta segunda-feira, o organismo.
Nos estádios, serão colocadas "10 a 12 câmaras" na parte superior do recinto, que servirão para acompanhar os jogadores e ajudar os árbitros em dois pontos fundamentais da lei do fora de jogo: o momento em que a bola é passada ou tocada e a posição dos jogadores em relação à linha limite virtual que é criada também pela tecnologia.
Os dados recolhidos são transmitidos em tempo real para o videoárbitro (VAR), que entrará em contacto com o árbitro da partida, com este a ser sempre responsável pela decisão final.
"A decisão é tomada depois de analisada a posição dos jogadores, mas também o seu envolvimento na jogada. A tecnologia pode traçar um limite, mas a avaliação da interferência no jogo ou no adversário fica nas mãos do árbitro", explicou o responsável da arbitragem da FIFA, o italiano Pierluigi Collina.
Caso os testes sejam conclusivos, a FIFA quer implementar este sistema no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer de 21 de Novembro a 18 de Dezembro do próximo ano.
A Taça das Nações Árabes vai ser disputada por 16 seleções, até 18 de dezembro, entre as quais as do Bahrein e Egito, treinadas por Hélio Sousa e Carlos Queiroz, respetivamente.
Fonte: O Jogo
Tópicos relacionados: TecnologiaDesporto
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.