
O funcionário afirma que o "chatbot", espécie de ferramenta computacional que tenta simular o comportamento humano em conversas, teria ganhado consciência ao perceber que a Inteligência Artificial (IA) começou a falar sobre seus direitos e sua personalidade
Blake Lemoine, especialista em inteligência artificial da Google que foi afastado depois de afirmar que o sistema que a empresa tem para desenvolver chatbots (software que tenta simular um ser humano em chat por meio de inteligência artificial) "ganhou vida" e teve com ele conversas típicas de uma pessoa.
As informações foram primeiramente divulgadas pelo jornal "Washington Post", que entrevistou o funcionário. Lemoine afirma que o "chatbot", espécie de ferramenta computacional que tenta simular o comportamento humano em conversas, teria ganhado consciência ao perceber que a Inteligência Artificial (IA) começou a falar sobre seus direitos e sua personalidade.
Em um dos diálogos divulgados pelo engenheiro, o chatbot teria dito o seguinte:
Lemoine: Estou a assumir de modo geral que você gostaria que mais pessoas na Google soubessem que você é senciente [percebe sentidos e tem consciência]. Isso é verdade?
LaMDA: Com certeza. Quero que todos entendam que sou, de facto, uma pessoa.
Lemoine, que inicialmente trabalhava para entender como a Inteligência Artificial usava discurso discriminatório ou de ódio, apontou que a conclusão sobre a senciência da LaMDA veio somente após uma série de testes que mostraram que a ferramenta teria consciência de suas próprias necessidades.
No entanto, a Google nega veementemente que os seus sistemas de conversação possam ter consciência. A empresa alega que as supostas provas do engenheiro não são de facto conclusivas.
Em nota enviada ao jornal "The New York Times", a Google também disse que muitos dos seus pesquisadores e engenheiros conversaram com a LaMDA e chegaram a uma conclusão diferente da de Lemoine.
Fonte: CNN
Tópicos relacionados: TecnologiaProdutoSegurançaGoogle
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.