Governo angolano assina acordo com o Japão para expansão de televisão digital

Por orientação da União Internacional das Telecomunicações todos os países são obrigados a migrar a sua tecnologia analógica para digital

Governo angolano assina acordo com o Japão para expansão de televisão digital

Angola e Japão assinaram nesta sexta-feira(19), em Luanda, um acordo técnico para a implementação do processo de migração para a televisão digital terrestre (TDT) no país.

 

Com duração de dois anos, o acordo consiste no desenvolvimento do plano director, incluindo um cronograma de migração para os novos serviços como transmissão multimédia, aquisição de equipamentos de transmissão, entre outros serviços.

 

No âmbito do acordo, a parte japonesa garante apoio técnico, formação de quadros, dentro e fora do país, além do envio de equipamentos tecnológicos para a implementação do processo em Angola.

 

Numa primeira fase, prevê-se a aplicação de 350 mil Euros/ano no projecto piloto, nas províncias de Luanda, Malanje e Cabinda.

 

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem considerou o acordo técnico uma acção de extrema importância, pois há muitos anos que Angola vem trabalhando para alcançar esse marco. "Temos vindo a trabalhar para materializar esta iniciativa que, em primeira instância, levou-nos à adopção da norma de televisão digital terrestre.



Assim, a partir de 2023, será possível, do seu aparelho, o utilizador receber e assistir aos canais televisivos em sinal aberto, no âmbito do Plano Director de Migração Digital Terrestre (TDT), sob a égide do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Equipas técnicas de Angola e do Japão trabalham para concretizar, de forma prática, o interesse para a implementação do projecto de televisão digital terrestre, através de um projecto-piloto a funcionar em Luanda e, depois, na província de Malanje.

 


O governante assegurou que, da parte angolana, todo empenho está ser feito para a materialização do projecto, sendo que o acordo assinado ontem representa o esforço dos japoneses para a implementação. A acção, segundo o ministro, está dentro do cronograma estabelecido, para que, até 2023, se efective a migração digital no país.

 

Para o embaixador do Japão o projecto de digitalização mostra, mais uma vez, as relações de amizade de longa data entre os dois países. Jiro Maruhashi referiu que o Japão encara o desenvolvimento de migração digital terrestre muito importante para o desenvolvimento das infra-estruturas económica, sociais e política de Angola.



O país funciona com sistema televisivo analógico. Por orientação da União Internacional das Telecomunicações todos os países são obrigados a migrar a sua tecnologia analógica para digital.

Fonte: Jornal de Angola

Tópicos relacionados: TransporteAngolaPolitica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Xiaomi HyperCharge 200W

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Estes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.