Governo italiano multa a Apple em 100 milhões de dólares por fazer publicidade enganosa

Governo italiano multa a Apple em 100 milhões de dólares por fazer publicidade enganosa

iPhone 7

A Apple está a ser acusada de ter enganado os seus consumidores em relação à resistência contra água em vários modelos do iPhone. O órgão governamental que supervisiona ações antitruste na Itália estabeleceu uma multa de US$ 12 milhões para a empresa devido a isso.

 

Segundo as autoridades italianas, em materiais publicitários relacionados aos modelos ‌iPhone8; ‌iPhone‌ 8 Plus; iPhone XR; iPhone XS; ‌iPhone XS‌ Max; iPhone11; ‌iPhone 11‌ Pro e iPhone 11 Pro Max; a Apple afirmou que eles seriam capazes de suportar entre um e quatro metros de mergulho na água, por até 30 minutos, dependendo do aparelho.

 

O problema é que a Apple não informou que as medidas acima, embora reais, são atingíveis apenas em condições muito específicas, recriadas em laboratório e com volume de água totalmente sem movimento. Em outras palavras, fora da realidade cotidiana. Se por exemplo, deixasses o teu iPhone 8 cair na piscina, é bem provável que ele não suportasse o mesmo tempo submerso.

 

O governo italiano também citou os termos de garantia da Apple, que não cobrem danos causados por líquidos. Pelo entendimento dos legisladores, a empresa foi irresponsável ao veicular uma peça publicitária tão intensa em cima de um recurso que não é coberto pela garantia adquirida pelo consumidor no ato da compra.

 

Até ao momento, a Apple não comentou o assunto, por isso não é possível saber se empresa vai pagar ou recorrer da multa. No entretanto, este não é o primeiro desentendimento da empresa com os italianos. Em 2018, o mesmo órgão multou a companhia liderada por Tim Cook em US$ 11,5 milhões por “obsolência programada”, acusando a Apple de propositalmente deixar de oferecer suporte a smartphones mais antigos após investigar relatos de mau funcionamento das baterias.

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: TecnologiaPolitica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Xiaomi HyperCharge 200W

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Estes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.