Além de não furar, o pneu também permite reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental, uma vez que ele precisa de menos matéria-prima (borracha) para ser produzido
Pneu Michelin
Os automobilistas têm de lidar constantemente com a troca dos pneus, um processo moroso capaz de deixar qualquer pessoa de mal humor. Porém, esta modalidade pode deixar de existir muito em breve, graças a uma nova tecnologia desenvolvida pela Michelin.
A empresa francesa desenvolveu o UPTIS (Sistema Único de Pneu à Prova de Furos), que permite viagens seguras e sem transtornos por danos no item. O objecto em questão possui laterais vazadas, banda de rodagem sustentada por lâminas de fibra de vidro cobertas de borracha.
O protótipo do pneu começou a ser desenvolvido pela Michelin em 2017, graças a uma parceria com a General Motors. Dois anos depois, os primeiros testes ocorreram no veículo eléctrico Chevrolet Bolt.
De acordo com a fabricante, os novos pneus estarão disponíveis no mercado em 2024, tendo já sido testados e aprovados.
Além de não furar, o pneu também permite reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental, uma vez que ele precisa de menos matéria-prima (borracha) para ser produzido. A estimativa é que ele dure três vezes mais do que um pneu convencional.
Recentemente, a empresa convidou YouTubers automotivos para testar um e-Mini equipado com UPTIS em Munique, na Alemanha.
Segundo todos os testemunhos, a experiência foi a mesma que conduzir com um conjunto normal de pneus. Não sentiram nada de diferente.
É importante realçar que a Michelin espera introduzir tecnologia nova e melhorada sem alterar a experiência do utilizador.
Fonte: Michelin
Tópicos relacionados: TecnologiaProdutoCiência
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.