Michelin planeia comercializar pneus sem ar e à prova de furos a partir de 2024

Além de não furar, o pneu também permite reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental, uma vez que ele precisa de menos matéria-prima (borracha) para ser produzido

Michelin planeia comercializar pneus sem ar e à prova de furos a partir de 2024

Pneu Michelin

Os automobilistas têm de lidar constantemente com a troca dos pneus, um processo moroso capaz de deixar qualquer pessoa de mal humor. Porém, esta modalidade pode deixar de existir muito em breve, graças a uma nova tecnologia desenvolvida pela Michelin.

 

A empresa francesa desenvolveu o UPTIS (Sistema Único de Pneu à Prova de Furos), que permite viagens seguras e sem transtornos por danos no item. O objecto em questão possui laterais vazadas, banda de rodagem sustentada por lâminas de fibra de vidro cobertas de borracha.

 

O protótipo do pneu começou a ser desenvolvido pela Michelin em 2017, graças a uma parceria com a General Motors. Dois anos depois, os primeiros testes ocorreram no veículo eléctrico Chevrolet Bolt.

 

De acordo com a fabricante, os novos pneus estarão disponíveis no mercado em 2024, tendo já sido testados e aprovados.

 

Além de não furar, o pneu também permite reduzir os custos de manutenção e causar menor impacto ambiental, uma vez que ele precisa de menos matéria-prima (borracha) para ser produzido. A estimativa é que ele dure três vezes mais do que um pneu convencional.

 

Recentemente, a empresa convidou YouTubers automotivos para testar um e-Mini equipado com UPTIS em Munique, na Alemanha.

 

Segundo todos os testemunhos, a experiência foi a mesma que conduzir com um conjunto normal de pneus. Não sentiram nada de diferente.

 

É importante realçar que a Michelin espera introduzir tecnologia nova e melhorada sem alterar a experiência do utilizador.

 

 

 

Fonte: Michelin

Tópicos relacionados: TecnologiaProdutoCiência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Xiaomi HyperCharge 200W

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Estes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.