Morreu John McAfee, criador do famoso antivírus McAfee

A McAfee permanece até hoje como uma das maiores empresas de antivírus do mundo

Morreu John McAfee, criador do famoso antivírus McAfee

John McAfee

O empresário de software antivírus John McAfee, de 75 anos, criador do famoso antivírus informático do mesmo nome, foi esta quarta-feira (23) encontrado morto na cela que ocupava no Centro Penitenciário de Brians 2, em Sant Esteve Sesrovires, Barcelona.

 

De acordo com as fontes prisionais, a morte do empresário ocorreu devido a um aparente suicídio, horas depois que o mais alto tribunal do país aprovou sua extradição para os Estados Unidos, onde ele era procurado por acusações criminais relacionadas a impostos que acarretam uma sentença de prisão de até 30 anos.

 

As mesmas fontes indicaram que os profissionais de vigilância e os serviços médicos da prisão intervieram de imediato e realizaram manobras de reanimação, mas que, por fim, os médicos declararam o óbito.

 

A comissão judicial que se deslocou ao centro penitenciário está a investigar as causas da morte de McAfee e, segundo as mesmas fontes, tudo aponta para que se tenha tratado de suicídio.

 

Problemas legais

O polêmico fundador do antivírus foi preso em 3 de Outubro de 2020 no aeroporto de El Prat, quando estava prestes a entrar em um avião rumo à Turquia.

 

A prisão foi feita a pedido da Justiça dos EUA, que acusa McAfee de sonegar milhões de dólares em impostos dos lucros supostamente obtidos com atividades como o comércio de criptomoedas. O juiz da Audiência Nacional José de la Mata ordenou seu encarceramento, e sua extradição aos Estados Unidos já estava prevista.

 

A Audiência Nacional deu sinal verde à extradição do magnata, segundo informações da agência Efe na tarde de quarta-feira. McAfee era acusado de sonegação fiscal em 2016, 2017 e 2018. A Promotoria se posicionou a favor de sua extradição por esses períodos, mas não pelos anos de 2014 e 2015, pelos quais a Justiça norte-americana também pedia sua extradição.

 

Carreira profissional

McAfee foi contratado como programador pela NASA Instituto de Estudos Espaciais em Nova York 1968-1970. De lá ele foi para Univac como um designer de software e mais tarde para a Xerox como arquiteto de sistema operativo.

 

Em 1978 ele juntou-se a Computer Sciences Corporation como consultor de software. Mais tarde, enquanto empregado da Lockheed em 1980, McAfee recebeu uma cópia do vírus de computador Brain e começou a desenvolver um software para combater o vírus.

 

Em 1987 fundou a McAfee Associates, uma empresa de software de antivírus. Ele foi o primeiro a distribuir software antivírus usando shareware. Em 1989, ele abandonou a Lockheed e começou a trabalhar em tempo integral na McAfee Associates, que ele inicialmente trabalhava em sua casa em Santa Clara, Califórnia.

 

A empresa foi criada no estado de Delaware, em 1992, e McAfee se desligou da empresa em 1994. Dois anos após, a McAfee Associates tornou-se pública, McAfee vendeu sua participação remanescente da empresa. Network Associates foi criada em 1997 como uma fusão da McAfee Associates e Network General, a produtora do Sniffer. Esta empresa se ​​tornou mais tarde Network Associates, um nome que manteve por sete anos, até que se tornou McAfee. A McAfee permanece até hoje como uma das maiores empresas de antivírus do mundo.

 

Outras oportunidades de negócios que ele criou foi Voz Tribal, onde desenvolveu um dos primeiros programas de mensagens instantâneas, PowWow.

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: TecnologiaPolitica

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta

A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Xiaomi HyperCharge 200W

Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutos

Estes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios

Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.