Com essa aliança, o Japão e Finlândia pretendem liderar a criação de padrões 6G em um campo cada vez mais dominado por empresas chinesas
A fabricante finlandesa de equipamentos de telecomunicações Nokia, juntou-se a um grupo japonês para dar início aos trabalhos de desenvolvimento da rede 6G. O anúncio desta cooperação foi feito nesta terça-feira (15) durante o Global Digital Summit 2021, evento organizado pela Nikkei e pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.
Com essa aliança, o Japão e Finlândia pretendem liderar a criação de padrões 6G em um campo cada vez mais dominado por empresas chinesas.
Trata-se do consórcio Beyond 5G Promotion formado por várias operadoras japonesas. Entre elas estão a Nippon Telegraph & Telephone, NTT DoCoMo, KDDI, SoftBank e Rakuten Mobile.
Este grupo conta com a participação da Universidade de Tóquio e ainda com a colaboração do 6G Flagship, liderado pela Universidade de Oulu, na Finlândia.
A previsão do grupo é que as redes 6G já estejam disponíveis comercialmente em meados de 2030. Para isso, vão ser iniciadas pesquisas depois de um investimento de 4,5 mil milhões de dólares dos EUA para o desenvolvimento da internet de sexta geração. O objectivo passa então por promover uma conectividade segura, para além de uma clara resposta à China, nomeadamente aos avanços da Huawei.
O consórcio japonês encontra-se ainda em negociações com outras empresas, como por exemplo a Intel e a Cisco Systems, para futuras colaborações no projeto.
Com este acordo, o grupo espera conquistar pelo menos 10% das participações nacionais de patentes da rede 6G. Para além disso pretende ainda deter cerca de 30% em equipamentos e software. No que respeita ao 5G, o Japão conta com cerca de 6% das patentes. Por sua vez, empresas como Qualcomm (EUA) e Huawei (China) detém perto de 10% cada uma.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: TecnologiaNegócios
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Xiaomi revela a sua tecnologia de condução autónoma de ponta
A empresa revelou agora o seu novo sistema de condução autónoma, conhecido como Xiaomi Pilot Technology que, segundo
Xiaomi HyperCharge 200W
Xiaomi apresenta o HyperCharge 200W, tecnologia que carrega bateria até aos 100% em apenas 8 minutosEstes valores conseguidos são um marco para o segmento, tornando-se assim na tecnologia com carregamento mais rápido comprovado
Tesla compra startup alemã especializada em tecnologia de carregamento de sem fios
Com um investimento desta envergadura, e apesar de nunca se ter mostrado particularmente interessada nesta tecnologia, é muito provável
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.