Estudantes do IPIL apresentam projectos de fim de curso

O evento decorreu no ginásio da instituição e contou com a participação do representante do Ministério da Educação (MED), da directora geral da instituição, do sub-director pedagógico, dos coordenadores dos cursos, dos orientadores dos projectos, de professores, dos familiares dos estudantes e de representantes de várias empresas convidadas

Estudantes do IPIL apresentam projectos de fim de curso

Fotografia por: TecanStudio

Os estudantes finalistas dos cursos de Mecânica, Informática e Construção Civil do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL) apresentaram, na passada sexta-feira (16), vários projectos inovadores, conforme requisito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP).

 

O evento decorreu no ginásio da instituição e contou com a participação do representante do Ministério da Educação (MED), da directora geral da instituição, do sub-director pedagógico, dos coordenadores dos cursos, dos orientadores dos projectos, de professores, dos familiares dos estudantes e de representantes de várias empresas convidadas.

 

Na abertura do evento, a engenheira Philomene Marie Carlos, directora geral do IPIL, disse que a realização do fórum “vai permitir aos alunos mostrarem as suas valências”. De acordo com a responsável, “a solução dos problemas do mundo estão na educação” e “as escolas é que produzem ciência, e a resolução dos problemas têm que estar baseadas na ciência”.

 

Mecânica

 

Os alunos do curso de mecânica foram os primeiros a apresentar os seus projectos, com realce a aluna Marta Santos, que falou acerca da “Implementação de um plano de manutenção de equipamentos” que, apesar da ausência dos outros elementos do seu grupo, conseguiu transmitir com clareza as ideias do projecto.

 

Informática

 

No curso de informática, foram apresentados dois projectos. O primeiro projecto é um software mobile que permite controlar remotamente a iluminação, a temperatura e a humidade de uma residência. A residência é equipada de sensores de incêndio e de alarme, que emitem um alerta ao dono em caso de incêndio ou de invasão.

 

O software foi desenvolvido pelo finalista Romeu Esteves de Castro.

 

O segundo projecto apresentado foi um software de gestão escolar, denominado “Webnotas”, criado pelos finalistas Edmilson Silvério e Simão Madiadia.

 

Este software é capaz de gerar pautas de forma automática, e permitir que os encarregados de educação saibam das notas e faltas dos seus educandos em tempo real.

 

Electricidade

 

No curso de electricidade, foi primeiro apresentado o projecto “Dimensionamento de um posto de transformação aéreo de 400kVA/30kV”, desenvolvido pelo finalista Serafim de Almeida. O jovem apresentou, de maneira prática, uma solução para acudir os problemas de energia dos moradores do bairro Golf I, em Luanda.

 

Em seguida, a finalista Andreia fez a apresentação do seu projecto, entitulado “Dimensionamento de um sistema híbrido de energia”, mostrando uma forma alternativa de geração de energia eléctrica para algumas áreas do país. A jovem também apresentou os benefícios e as deficiências das energias renováveis.

 

O último projecto apresentado nesta área foi intitulado Sistema telefónico fixo comutado, desenvolvido pela aluna Rosa Francisco.

 

Construção Civil

 

Já na construção civil, o grande destaque foi o projecto “Lar de apoio para idosos”, criado pelo finalista Denílson Gaspar. No seu projecto, o jovem apresentou várias soluções para melhorar as condições de alojamento, mobilidade e lazer dos idosos.

 

Também foram apresentados o projecto de criação de um instituto médio em Viana e o projecto de construção de um lar de idosos.

 

 

No final do evento, a diretora geral do IPIL, Philomene Marie Carlos, disse que “todos os trabalhos apresentados têm uma boa qualidade e mostra que os alunos têm competência e desenvolveram mais essas competências durante o tempo de pandemia”.

 

Em declarações ao portal da Tecangologies, a responsável diz ainda “ser necessário maior investimento do IPIL, tanto na formação dos professores como na modernização dos laboratórios de oficinas para que a cada ano possa se dar aos alunos uma maior contribuição naquilo que é realmente a criatividade e a aposta numa formação de qualidade”.

 

A diretora felicitou a dedicação dos alunos e o empenho dos orientadores dos projectos pelo apoio que deram aos alunos mesmo durante o período do Estado de Emergência.

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: AngolaEducação

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.