Governo aprova criação da Fundação para Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico

Com a Fundação, o Executivo quer que o investimento na cie?ncia seja, pelo menos, de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB), tal como a Unesco recomenda

Governo aprova criação da Fundação para Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico

Angola vai dispor de uma Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em breve, para captação e gestão de financiamento, apoiar a ciência e estar alinhada aos padrões internacionais.

A novidade é fruto da aprovação do Projecto de Decreto Presidencial que cria a Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Este documento e o seu Estatuto Orgânico foram aprovados esta terça-feira, 25 de Maio, na quinta sessão ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

 

Com a Fundação, o Executivo quer que o investimento na ciência seja, pelo menos, de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB), tal como a Unesco recomenda.

 

Na ocasião, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, disse que a Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, será designada “FUNDECIT”, de forma abreviada, e terá a categoria de instituto público com a missão de implementar as políticas de ciência, tecnologia e inovação, com meios financeiros do Orçamento Geral do Estado e outros provenientes de doações destinados à investigação científica e desenvolvimento.

 

A instituição vai igualmente proceder à avaliação e acreditação das instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento do país, de forma a aumentar a eficácia no aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis e o apoio à produção científica nacional.

 

“É uma aprovação que é conseguida no Dia de África, relevante para nós, porque a investigação científica é, sem dúvida nenhuma, a base do desenvolvimento. Esperamos que com esta medida o nosso Governo consiga de facto contribuir para melhorar a produção científica nacional”, assinala.

 

Maria do Rosário Sambo destacou também os projectos de investigação científica levados a cabo pelo Executivo, no âmbito do projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

 

A Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, criada por Decreto Presidencial, é tutela do Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia e Inovação, enquanto órgão de superintendência, a quem cabe criar as condições para o seu funcionamento, com base nas prioridades definidas na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que define a forma de organização da investigação cientifica no país.

 

 

Fonte: Governo de Angola

Tópicos relacionados: AngolaPoliticaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.