O ano que está prestes a findar apresentou sérios desafios não apenas para o para as entidades do governo bem como sector privado em Angola. Estes desafios incluem perturbações económicas e os efeitos prolongados da pandemia de coronavírus
O ano que está prestes a findar apresentou sérios desafios não apenas para o para as entidades do governo bem como sector privado em Angola. Estes desafios incluem perturbações económicas e os efeitos prolongados da pandemia de coronavírus.
Em Outubro, o Angosat-2 foi finalmente lançado a partir do Cosmódromo de Baikanur, Cazaquistão, por volta das 20 horas locais, 16 horas de Angola. O satélite tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que o seu antecessor, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.
Já em Dezembro, o país assumiu, definitivamente, a gestão do satélite Angosat-2, tendo de seguida iniciado o seu processo comercial.
A startup angolana de robótica Arotec realizou no passado mês de Abril a segunda edição do Campeonato Nacional de Robótica. A prova, realizada no pavilhão da Cidadela Desportiva, contou com a participação de várias instituições do ensino médio.
Numa prova bastante renhida, a equipa IDDF superou a concorrência, ganhando a possibilidade de representar o país na edição 2023 do campeonato mundial da categoria sob a denominação de “First Global Team Angola”.
A Angola Cables divulgou em Julho um relatório que coloca Angola no segundo lugar em número de ataques cibernéticos a nível do continente africano. Em função disso, a empresa prometeu para breve a apresentação de uma solução que deve funcionar como um escudo, com automatismos capazes de detectar, reportar e mitigar em tempo real ataques cibernéticos à escala global, com suporte à inteligência artificial (AI) o mais próximo possível da origem do ataque.
Os últimos 12 meses não foram tão sorridentes para a maior empresa de telefonia móvel do país. Além de questões internas, a empresa também apresentou sérios problemas de perturbações no sinal, o que levou a companhia a sofrer grandes perdas financeiras.
Esses problemas, aliados a entrada de um novo player no mercado, fizeram com que a Unitel perdesse muitos dos seus fiéis clientes.
No dia 11 de Novembro, o Presidente da República, João Lourenço, inaugou o Parque Tecnológico da Huawei em Angola. Localizado no município de Talatona, em Luanda, o centro vai proporcionar a formação de 500 jovens mensalmente, capacitando-os para responder aos desafios do sector, assim como a importação de mão de obra qualificada.
Africell
Em Abril, a Africell finalmente procedeu ao lançamento dos seus serviços no país, dando assim mais um passo significativo para a transformação do sector de telecomunicações. A entrada da Africell no mercado de telecomunicações angolano trouxe uma nova concorrência para a indústria que historicamente experimentou concorrência e investimento limitados.
Até o final do ano, a Africell já havia conquistado mais de 5 milhões de clientes, sendo actualmente a segunda maior operadora móvel do país.
Durante o ano de 2022, a Movicel apostou no lançamento de planos de telefonia e dados com qualidade e preços em patamares aceitáveis, com o objectivo de reter os seus clientes e não ser ultrapassada pela concorrência.
Fonte:
Tópicos relacionados: Angola Política Tecnologia Negócios
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.