Retrospectiva 2022: Empresas angolanas de tecnologia

O ano que está prestes a findar apresentou sérios desafios não apenas para o para as entidades do governo bem como sector privado em Angola. Estes desafios incluem perturbações económicas e os efeitos prolongados da pandemia de coronavírus

Retrospectiva 2022: Empresas angolanas de tecnologia

O ano que está prestes a findar apresentou sérios desafios não apenas para o para as entidades do governo bem como sector privado em Angola. Estes desafios incluem perturbações económicas e os efeitos prolongados da pandemia de coronavírus.

 

Lançamento do Angosat-2

Em Outubro, o Angosat-2 foi finalmente lançado a partir do Cosmódromo de Baikanur, Cazaquistão, por volta das 20 horas locais, 16 horas de Angola. O satélite tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que o seu antecessor, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.

 

Já em Dezembro, o país assumiu, definitivamente, a gestão do satélite Angosat-2, tendo de seguida iniciado o seu processo comercial.

 

Arotec

A startup angolana de robótica Arotec realizou no passado mês de Abril a segunda edição do Campeonato Nacional de Robótica. A prova, realizada no pavilhão da Cidadela Desportiva, contou com a participação de várias instituições do ensino médio.

 

Numa prova bastante renhida, a equipa IDDF superou a concorrência, ganhando a possibilidade de representar o país na edição 2023 do campeonato mundial da categoria sob a denominação de “First Global Team Angola”.

 

Angola Cables

A Angola Cables divulgou em Julho um relatório que coloca Angola no segundo lugar em número de ataques cibernéticos a nível do continente africano. Em função disso, a empresa prometeu para breve a apresentação de uma solução que deve funcionar como um escudo, com automatismos capazes de detectar, reportar e mitigar em tempo real ataques cibernéticos à escala global, com suporte à inteligência artificial (AI) o mais próximo possível da origem do ataque.

 

UNITEL

Os últimos 12 meses não foram tão sorridentes para a maior empresa de telefonia móvel do país. Além de questões internas, a empresa também apresentou sérios problemas de perturbações no sinal, o que levou a companhia a sofrer grandes perdas financeiras.

 

Esses problemas, aliados a entrada de um novo player no mercado, fizeram com que a Unitel perdesse muitos dos seus fiéis clientes.

Huawei

No dia 11 de Novembro, o Presidente da República, João Lourenço, inaugou o Parque Tecnológico da Huawei em Angola. Localizado no município de Talatona, em Luanda, o centro vai proporcionar a formação de 500 jovens mensalmente, capacitando-os para responder aos desafios do sector, assim como a importação de mão de obra qualificada.

 

Africell

 

Em Abril, a Africell finalmente procedeu ao lançamento dos seus serviços no país, dando assim mais um passo significativo para a transformação do sector de telecomunicações. A entrada da Africell no mercado de telecomunicações angolano trouxe uma nova concorrência para a indústria que historicamente experimentou concorrência e investimento limitados.

 

Até o final do ano, a Africell já havia conquistado mais de 5 milhões de clientes, sendo actualmente a segunda maior operadora móvel do país.


Movicel

Durante o ano de 2022, a Movicel apostou no lançamento de planos de telefonia e dados com qualidade e preços em patamares aceitáveis, com o objectivo de reter os seus clientes e não ser ultrapassada pela concorrência.

Fonte:

Tópicos relacionados: Angola Política Tecnologia Negócios

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.