O ano foi marcado pela entrada de novos players no mercado e pela atribuição de licenças para a tecnologia 5G. Houve lançamento de novos serviços e premiações internacionais para algumas empresas
O ano de 2021 foi bastante concorrido entre as empresas do sector tecnológico do país. O ano foi marcado pela entrada de novos players no mercado e pela atribuição de licenças para a tecnologia 5G. Houve lançamento de novos serviços e premiações internacionais para algumas empresas.
Neste artigo, vamos relembrar alguns dos eventos mais marcantes protagonizados pelas principais empresas do sector das tecnologias em Angola.
Em Janeiro, a empresa multinacional VMware, especializada em software sediada na Califórnia (EUA), certificou a Cloud da ITA como nuvem segura e confiável. A empresa avaliou outros Data Centers do Grupo Paratus, tendo certificado para Angola a Cloud da ITA e para a Namíbia a Fiber Paratus.
A startup angolana de robótica Arotec realizou no passado mês de Agosto o primeiro Campeonato Nacional de Robótica. A prova, realizada no pátio da Mediateca do Cazenga, contou com a participação de várias instituições do ensino médio e universitário.
Numa final bastante renhida, o Team Academia derrotou a sua congênere do ISPTEC, ganhando a possibilidade de representar o país na edição 2022 do campeonato mundial da categoria sob a denominação de “First Global Team Angola”.
A Angola Cables disponibilizou aos seus clientes o serviço Global Data Centers Interconnection (GDI), ligação directa para os principais data centers internacionais, dentro dos pontos de presença cobertos pela rede da empresa que beneficia provedores de conteúdo, instituições financeiras, OTTs, ISPs, hiperscalers, entre outros.
Em Agosto, a UNITEL disponibilizou um novo serviço de pagamentos e transferências móveis e instantâneas por intermédio de terminais telefónicos, denominado UNITEL Money.
O UNITEL Money é uma carteira digital que permite depositar, guardar, transferir, comprar recargas UNITEL ou levantar dinheiro, através do telemóvel de forma prática, fácil e segura.
A inclusão digital e o treinamento de jovens talentos angolanos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte do leque de projectos que a empresa chinesa tem vindo a desenvolver em Angola.
Em Fevereiro, o Grupo Africell formalizou oficialmente o contrato com o governo angolano para se tornar na quarta operadora global de telecomunicações. Em Outubro, a empresa inaugurou em Luanda as instalações do seu primeiro data center em Angola.
Já em Dezembro, a Africell efectuou a primeira chamada na sua nova rede em Angola. O feito técnico marca o início das operações da rede e prepara o caminho para uma implantação faseada dos serviços.
A Movicel foi uma das empresas contempladas com a atribuição dos títulos para utilização de frequências 3.3-3.7 Giga Hertz (GHz), para a implementação da tecnologia 5G aos operadores de comunicações electrónicas.
Fonte: Tecangologies
Tópicos relacionados: Angola Tecnologia
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos
Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos
Universidade Independente de Angola
Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de ÁfricaNa avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências
Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade
O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.