UPRA sobe propinas do curso de medicina de 48 mil para 175 mil kz

De acordo com os estudantes, os valores das propinas no caso do curso de medicina está muito a acima dos valores praticados em várias universidades do país, e que muitos só não deixaram a URA em 2020 porque as inscrições já estavam encerradas e não tiveram outras alternativas a não ser aceitar

UPRA sobe propinas do curso de medicina de 48 mil para 175 mil kz

Um grupo de estudantes de medicina da Universidade Privada de Angola, contou que a situação situação criou um mal clima entre a instituição e os estudantes uma vez que o preço em março de 2020, antes do início da pandemia da covid-19 no país era de 48 mil kz, mais que surpreendentemente passou para 175 mil kz.

 

A mensalidade para o curso de Medicina na Universidade Privada de Angola (UPRA) passou de 48 mil para 175.950 Kwanzas, apenas para o 1.º ano, um aumento que está a gerar um forte descontentamento entre os estudantes levando-os a denunciar a situação junto do Ministério do Ensino Superior e a apresentar uma queixa ao Serviço de Investigação Criminal (SIC).

 

Segundo os estudantes, devido a suspensão das aulas em Março de 2020 por conta da covid-19, tendo estas sido retomadas em Outubro do mesmo ano, a referida universidade não aceitou que os estudantes do primeiro ano pagassem os 48 mil inicialmente estipulados, mas sim os 175 mil kz mensal.

 

Ainda de acordo com os estudantes, os valores das propinas no caso do curso de medicina está muito a acima dos valores praticados em várias universidades do país, e que muitos só não deixaram a URA em 2020 porque as inscrições já estavam encerradas e não tiveram outras alternativas a não ser aceitar.

 

Em nota informativa, a associação de estudantes da UPRA lamentou o facto de a universidade ter subido de forma excessiva o preço do curso de medicina.

 

Já a associação dos estudantes da UPRA, disse  que tem recebido diariamente um número elevado de reclamações provenientes dos estudantes e encarregados da UPRA.

Fonte: Novo Jornal

Tópicos relacionados: AngolaEducação

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.