Segundo o astrónomo, este asteroide de nome 2022 YG entrou na órbita da Terra em 1961 e, desde então, tornou-se uma espécie de segundo satélite da Terra - um tipo de ‘mini Lua’
Durante séculos tem sido unânime a informação de que Lua é o único satélite natural da Terra mas, de acordo com as observações feitas por um astrónomo amador russo, de nome Gennady Borisov, parece que o nosso planeta tem um pequeno visitante que continuará na nossa órbita até ao ano 2181.
Segundo o astrónomo, este asteroide de nome 2022 YG entrou na órbita da Terra em 1961 e, desde então, tornou-se uma espécie de segundo satélite da Terra - um tipo de ‘mini Lua’. Acredita-se que o 2022 YG tenha entre 16 a 30 metros de diâmetro.
Esta não é a primeira vez que a Terra recebe este tipo de visitantes mas, no caso do 2022 YG, o facto de as previsões apontarem que se manterá na órbita da Terra durante cerca de 220 anos torna-o alvo de um maior interesse.
Este asteroide percorre uma elipse alongada numa direcção e depois migra para uma órbita mais circular, para voltar a uma elipse depois na direcção oposta.
No passado, a comunidade científica descobriu outras mini-Luas, como os asteroides 2020 CD3 ou o 2006 RH120, mas estes mantiveram-se perto do nosso planeta durante períodos mais curtos de tempo. Já houve também falsos positivos que se veio a constatar serem apenas vestígios espaciais ou resíduos de lançamentos de foguetões.
Fonte: CNet
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Lua Rússia
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.