Astrónomo alega ter descoberto uma mini Lua na órbita da terra

Astrónomo alega ter descoberto uma mini Lua na órbita da terra

Durante séculos tem sido unânime a informação de que Lua é o único satélite natural da Terra mas, de acordo com as observações feitas por um astrónomo amador russo, de nome Gennady Borisov, parece que o nosso planeta tem um pequeno visitante que continuará na nossa órbita até ao ano 2181.

Segundo o astrónomo, este asteroide de nome 2022 YG entrou na órbita da Terra em 1961 e, desde então, tornou-se uma espécie de segundo satélite da Terra - um tipo de ‘mini Lua’. Acredita-se que o 2022 YG tenha entre 16 a 30 metros de diâmetro.

Esta não é a primeira vez que a Terra recebe este tipo de visitantes mas, no caso do 2022 YG, o facto de as previsões apontarem que se manterá na órbita da Terra durante cerca de 220 anos torna-o alvo de um maior interesse.

Este asteroide percorre uma elipse alongada numa direcção e depois migra para uma órbita mais circular, para voltar a uma elipse depois na direcção oposta.

No passado, a comunidade científica descobriu outras mini-Luas, como os asteroides 2020 CD3 ou o 2006 RH120, mas estes mantiveram-se perto do nosso planeta durante períodos mais curtos de tempo. Já houve também falsos positivos que se veio a constatar serem apenas vestígios espaciais ou resíduos de lançamentos de foguetões.

Fonte: CNet