Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), a construção de um novo edifício para a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, entre outras obras

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira pedra para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda foi lançada, esta sexta-feira (10), a ser construído numa área de 22 mil metros quadrados. Na ocasião, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, afirmou que a infraestrutura será um ponto de interacção entre a academia, a investigação científica e o mundo empresarial.

 

A ministra explicou que a iniciativa faz parte do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) tendo frisado que, à semelhança de espaços do género no mundo, vai permitir a concentração de negócios de empresas em formação (Incubadoras de Empresas ou Spin-Off), Centros de Investigação Científica e Instituições do Ensino Superior.

 

O parque será uma obra inédita no país, num lugar nobre da cidade de Luanda, para dar melhor dignidade ao Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), que se encontra em estado avançado de degradação, bem como a reabilitação, demolição e construção de novas instituições na envolvente.

 

Maria Bragança sublinhou que a infra-estrutura permitirá dar uma nova dinâmica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Segundo a ministra, os estudantes em fase de graduação, licenciatura, pós-graduação, mestrados e doutoramentos vão ter condições para a melhoria da formação, através de estágios em empresas, projectos de empreendedorismo e incubadoras de empresas.

 

Por sua vez, o director executivo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Gerard Bussier, elogiou o investimento em ciência e tecnologia que o Governo angolano está a fazer, tendo em conta o potencial enorme em recursos ainda não explorados. Através da ciência e tecnologia, de acordo com Gerard Bussier, Angola vai ganhar trabalhadores com carreira flexível, particularmente nas áreas das ciências.

 

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), a construção de um novo edifício para a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, entre outras obras.

 

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia, através da ciência e tecnologia, estando orçado em 100 milhões de dólares norte-americanos, financiado a 90 por cento pelo BAD e 10 por cento de fundos de contrapartida do Governo angolano.

Fonte: Angop

Tópicos relacionados: Angola Tecnologia Política Ciència

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Vods2Africa: Angola Cables lança plataforma de hospedagem e transmissão de vídeos

Com este lançamento, a Angola Cables não apenas oferece uma plataforma, mas uma via expressa para o crescimento e reconhecimento dos

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Universidade Independente de Angola

Universidades angolanas fora do ranking das 300 melhores de África

Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

Universidade Metodista de Angola cede desconto na mensalidade

O comunicado esclarece ainda que os descontos no valor da mensalidade não incidem sobre os outros descontos já condicionados aos

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.