Os investigadores notaram que a análise deste buraco negro foi muito mais complexa do que a do M87*, apontando que a existência de mais gases e poeira dificultou o trabalho dos telescópios e dos investigadores
A National Science Foundation dos EUA revelou esta quinta-feira, dia 12, um “avanço histórico” na investigação da nossa galáxia - a Via Láctea - no âmbito da colaboração Event Horizon Telescope.
É a segunda vez na Histórias que os astrónomos conseguem captar imagem de um buraco negro. A primeira foi captada em 2019 na galáxia Messier 87, a 53 milhões de anos-luz de distância. O buraco negro da Via Láctea, chamado de Sagitário A*, está muito mais próximo: fica a 27.000 anos-luz de distância.
Entre as informações disponíveis, sabe-se que o Sagittarius A* é 4,3 milhões de vezes maior do que o nosso Sol e está a uma distância de 25 mil anos-luz da Terra - o que é considerado relativamente próximo do nosso planeta no que diz respeito ao cosmos. Já o M87*, encontra-se a 55 milhões de anos-luz da Terra.
Os investigadores notaram que a análise deste buraco negro foi muito mais complexa do que a do M87*, apontando que a existência de mais gases e poeira dificultou o trabalho dos telescópios e dos investigadores. Além disso, a Sagittarius A* tem, aparentemente, menores dimensões e é menos ativo do que o o M87*.
A National Science Foundation notou durante esta apresentação que foram desenvolvidas uma série de novas ferramentas para analisar a Sagittarius A*, as quais continuarão a ser utilizadas para levantar mais dados sobre o que está no centro da nossa galáxia.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologiaEspaço
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.