Cientistas chineses clonam vacas capazes de produzir 18 toneladas de leite por ano

De acordo com o cientista líder deste projecto, considerou o nascimento das "super vacas" um "avanço" que permitirá à China preservar os animais mais produtivos "de uma forma economicamente viável"

Cientistas chineses clonam vacas capazes de produzir 18 toneladas de leite por ano

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciências e Tecnologias da Agricultura e Silvicultura da China conseguiram clonar com sucesso três "super vacas" leiteiras capazes de produzir 18 toneladas de leite por ano, 170% acima da média produzida pelos mesmos animais nos Estados Unidos da América.

 

Os três vitelos nasceram na região de Ningxia, na China, pouco antes do Ano Novo Lunar, a 23 de Janeiro, de acordo com os meios de comunicação chineses. Os cientistas criaram 120 embriões clonados através das células das orelhas de vacas da raça Holstein Friesian, altamente produtivas e originárias dos Países Baixos, e implantaram-nos noutras vacas.

 

Este tipo de bovinos é capaz de produzir 18 toneladas de leite por ano, podendo mesmo chegar a produzir 100 toneladas ao longo da vida. Isto é 170% acima da média produzida pelos mesmos animais nos Estados Unidos, de acordo com dados do país. Este avanço científico significa que a China poderá diminuir a dependência dos países estrangeiros, uma vez que 70% das vacas do território para a produção de laticínios são importadas do estrangeiro, segundo o "Global Times".

 

Jin Yaping, o cientista líder deste projecto, considerou o nascimento das "super vacas" um "avanço" que permitirá à China preservar os animais mais produtivos "de uma forma economicamente viável", de acordo com o "El Mundo". Serão precisos "dois a três anos para construir uma manada de mais de mil 'super vacas' como uma base sólida para contrariar a dependência da China de vacas leiteiras estrangeiras", que ajudará também a contornar o risco de rutura do abastecimento.

 

Em muitos países, incluindo os Estados Unidos, os agricultores criam clones de animais convencionais para acrescentar determinadas características, relacionadas com a elevada produção de leite ou resistência a doenças. A China também tem feito progressos significativos na clonagem de animais e ainda no ano passado uma empresa criou o primeiro Lobo-do-ártico clonado do mundo.

Fonte: Jornal de Notícias

Tópicos relacionados: Ciência Produto China

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.