Embora a estrutura não tenha coração ou cérebro, ela tem células-tronco que seriam capazes de formar todo o embrião, caso seu desenvolvimento fosse estimulado
No início da semana, uma equipa de cientistas nos Estados Unidos e no Reino Unido anunciou ter criado as primeiras estruturas semelhantes a embriões humanos a partir de células estaminais, sem a necessidade de óvulos e espermatozoides.
Essas estruturas sintéticas semelhantes a embriões estão nos estágios iniciais do desenvolvimento, não têm coração nem cérebro, por exemplo, e os cientistas dizem que poderão ajudar na compreensão de doenças genéticas ou das causas de abortos espontâneos.
É uma investigação que levanta questões legais e éticas em muitos países, incluindo os EUA e o Reino Unido, que não têm leis que regulem a criação de embriões sintéticos. Embora a estrutura não tenha coração ou cérebro, ela tem células-tronco que seriam capazes de formar todo o embrião, caso seu desenvolvimento fosse estimulado.
Neste momento, estes modelos estão confinados a tubos de ensaio no laboratório. Seria ilegal implantá-los num útero e também não é certo se essas estruturas sintéticas têm potencial para continuar a amadurecer além dos primeiros estágios de desenvolvimento.
Por exemplo, embriões sintéticos de ratos que foram implantados no útero de uma fêmea, não levaram a uma gestação.
O ritmo das descobertas neste campo e a crescente sofisticação dos modelos têm preocupado os especialistas em bioética.
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Saúde Medicina
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.