Cientistas desenvolvem robôs biológicos capazes de se procriarem sem intervenção humana

Além de não se desenvolverem para sapos em definitivo, os xenobôs conseguem produzir ‘crias’, cópias de si mesmos, através de um processo chamado “auto-replicação cinética”

Cientistas desenvolvem robôs biológicos capazes de se procriarem sem intervenção humana

Uma equipa de cientistas norte-americanos desenvolveu uma forma inteiramente nova de reprodução biológica, algo diferente de qualquer processo de animal ou planta que são conhecidos pela ciência baptizadas como Xenobots.

 

Os xenobots, são uma forma de vida biológica, feita a partir de alguns milhares de células retiradas de embriões de sapo que medem um milímetro. Estes bots – são mecanismos totalmente biológicos, mas programáveis, daí serem apelidados de robôs – não têm sistema digestivo ou neurónios e acabam por desmembrar-se em cerca de duas semanas.

 

Além de não se desenvolverem para sapos em definitivo, os xenobôs conseguem produzir ‘crias’, cópias de si mesmos, através de um processo chamado “auto-replicação cinética” de acordo com a equipa que o desenvolveu:

 

“A auto-replicação cinética em moléculas foi definitivamente importante no início da vida na Terra, mas não sabemos se esta forma de replicação que vemos em alguns grupos de células teve um papel na origem da vida”, cita o The Guardian.

 

A equipa verificou que algumas células são pegajosas e, no seu movimento no prato, acabam por agregar outras células soltas, dando origem a um novo cluster em cinco dias, o equivalente a uma ‘criança’ xenobô. No entanto, “estes xenobôs conseguem replicar-se uma vez, numa geração. As crianças são demasiado pequenas para poderem depois produzir ‘netos’”, explica a equipa.

 


 

 

Fonte: The Guardian

Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.