Cientistas detectam pela primeira vez a presença de microplásticos no sangue humano

A concentração total de plástico nas pessoas testadas atingiu uma média de 1,6 µg (microgramas)/ml, o que é equivalente a uma colher de chá de plástico em mil litros de água

Cientistas detectam pela primeira vez a presença de microplásticos no sangue humano

Cientistas holandeses detectaram cinco diferentes tipos de microplásticos em sangue humano pela primeira vez. Os estudos realizados em Amesterdão, concluíram que o material foi encontrado em 80% das pessoas testadas.

 

Os resultados da pesquisa revelam que em amostras de sangue de 22 pessoas, consideradas saudáveis, foram encontradas partículas de plástico em 17. Segundo os investigadores, é possível que este tipo de material viaje pelo corpo e possa até alojar-se em órgãos. No entanto, não é claro qual o impacto na saúde.

 

A concentração total de plástico nas pessoas testadas atingiu uma média de 1,6 µg (microgramas)/ml, o que é equivalente a uma colher de chá de plástico em mil litros de água, explica a Universidade de Vrije, em Amesterdão, uma das instituições que integra o projeto de pesquisa.

 

Metade das amostras tinha politereftalato de etileno, presente nas garrafas de plástico, um terço tinha poliestireno, usado para embalar comida e um quarto tinha polietileno, presente em sacos de plástico.

 

Os investigadores querem agora aumentar o número de amostras e o número de polímeros avaliados. Vethaak diz que há razões para preocupações, uma vez que "as partículas estão lá e são transportadas por todo o corpo". "Também sabemos que geralmente bebés e crianças estão mais vulneráveis a estas partículas químicas", acrescentou.

 

A equipa de investigadores usou agulhas de seringa de aço e tubos de vidro para fazer a análise do sangue e garantir que nenhum do material poderia enviesar o resultado das amostras.

Fonte: Jornal de Notícias

Tópicos relacionados: CiênciaSaúde

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.