Cientistas revivem espécie de lobo extinta há mais de 12 mil anos

Os lobos-terríveis viveram no continente americano durante o Pleistoceno, entre há 3,5 e 2,5 milhões de anos, e foram extintos no final da última Era Glacial, há cerca de 13 000 anos

Cientistas revivem espécie de lobo extinta há mais de 12 mil anos

A empresa Colossal Biosciences anunciou na segunda-feira, 07 de Abril, que deu vida com sucesso a Rómulo e Remo, duas crias de seis meses criadas através de modificações genéticas derivadas de ADN encontrado em fósseis que datam de há 11 500 a 72 000 anos.

A organização, que classificou o processo como a primeira "desextinção" bem-sucedida, explicou, em comunicado, que editou 20 genes de lobo cinzento com este ADN — de um dente com 13 mil anos e de um crânio com 72 mil anos — para dar às crias algumas das principais características dos lobos-terríveis.

Criaram então embriões a partir de células modificadas de lobo cinzento e implantaram-nos em cadelas, que deram à luz os animais.

A Colossal criou também uma cria fêmea deste animal, a quem deu o nome de Khaleesi, nome da protagonista de "A Guerra dos Tronos".

Há um mês, esta empresa anunciou a criação, através de edição genética, de um rato com o mesmo pelo dos mamutes, cujos últimos indivíduos desapareceram de uma ilha a norte da Sibéria há cerca de 4 000 anos.

Rómulo, Remo e Khaleesi estão a ser cuidados numa reserva ecológica certificada pela American Humane Society, que inclui áreas de interação e é monitorizada por câmaras ao vivo, equipa de segurança e drones para garantir o bem-estar das crias.

Os lobos-terríveis viveram no continente americano durante o Pleistoceno, entre há 3,5 e 2,5 milhões de anos, e foram extintos no final da última Era Glacial, há cerca de 13 000 anos.

De acordo com a Colossal, estes animais eram até 25% maiores do que os lobos cinzentos e tinham pelos grossos e claros — que recriaram nestes animais — e mandíbulas mais fortes.

Fonte:

Tópicos relacionados: Ciência Tecnologia DNA

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.