Coreia do Sul lança a sua primeira sonda lunar

De acordo com os cientistas sul-coreanos, a sonda Danuri, que levou sete anos a ser construída, abrirá o caminho para objectivos mais ambiciosos

Coreia do Sul lança a sua primeira sonda lunar

A primeira sonda lunar da Coreia do Sul partiu esta madrugada de Cabo Canaveral, na Florida, constituindo um marco nas ambições espaciais de Seul, que pretende enviar uma nave espacial à Lua até 2030.

 

Baptizada de Danuri, uma junção de "Dal", que significa Lua, e "Nuri", que significa desfrutar -, a primeira sonda lunar sul-coreana descolou às 00:08 GMT (01:08 em Luanda) a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, afirmou o ministério da Ciência da Coreia do Sul, que acrescentando que a nave deverá entrar na órbita da Lua em Dezembro.

 

Durante a sua missão, que deverá levar um ano, a Danuri utilizará seis instrumentos diferentes, entre eles, uma câmara ultrassensível fornecida pela NASA, usada para estudar a superfície do solo a fim de identificar locais de alunagem para futuras missões.

 

A Danuri testará também um novo sistema de comunicações espaciais em rede resistente a perturbações, que será uma estreia mundial, avançou o Governo sul-coreano.

 

Os investigadores pretendem inclusive criar um ambiente de Internet sem fios com a sonda, de forma a ligar-se a satélites ou veículos de exploração. Para testar essa ligação sem fios no espaço, a sonda vai tentar transmitir a canção "Dynamite" do grupo de K-pop sul-coreano BTS.

 

Gravará também imagens de áreas do lado escuro da Lua, onde os cientistas esperam encontrar fontes escondidas de água e gelo.

 

De acordo com os cientistas sul-coreanos, a sonda Danuri, que levou sete anos a ser construída, abrirá o caminho para objectivos mais ambiciosos.

Como 12.ª maior economia do mundo e um dos países mais avançados a nível tecnológico, a Coreia do Sul tem ficado até agora para trás na exploração espacial em comparação com outras nações da Ásia, como a China, o Japão e a Índia.

 

Ainda assim, a Coreia do Sul conseguiu lançar, em Junho, o seu primeiro foguetão, o Nuri, concebido a nível nacional, colocando vários satélites em órbita, depois de uma tentativa falhada em outubro passado.

 

A Coreia do Norte reclama também o seu lugar no clube de países com a sua própria capacidade de lançamento de satélites e alegou em 2012 ter colocado um deles em órbita, através de um foguete que Seul e Washington encararam como um míssil balístico disfarçado.

Fonte: Lusa

Tópicos relacionados: Ciência Espaço Tecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.