De acordo com as informações, as primeiras medições ‘in-situ’ do local “revelaram a presença de Alumínio (Al), Enxofre (S), Cálcio (Ca), Ferro (Fe), Cromo (Cr) e Titânio (Ti) na superfície lunar
Dias depois de se ter tornado o primeiro país a pousar de forma segura uma nave espacial no inexplorado polo sul da Lua, a Índia apresentou os primeiros resultados da exploração em andamento através da missão Chandrayaan-3.
De acordo com a Organização Espacial e de Investigação Indiana (ISRO), a tecnologia a bordo do rover efectuou as primeiras medições in situ sobre a composição elementar da superfície lunar perto do Polo Sul. Para além de confirmar a presença de enxofre na região - algo que não era possível com os instrumentos a bordo das sondas - o instrumento de espetroscopia de rutura induzida por laser (LIBS) detectou oxigénio e uma série de outros minerais.
A técnica de LIBS consiste em analisar a composição de materiais utilizando pulsos de laser de alta energia. Posteriormente, os elementos são identificados por apresentarem conjuntos específicos de comprimentos de onda de luz no estado de plasma.
De acordo com as informações da organização, as primeiras medições ‘in-situ’ do local “revelaram a presença de Alumínio (Al), Enxofre (S), Cálcio (Ca), Ferro (Fe), Cromo (Cr) e Titânio (Ti) na superfície lunar. Outras medições revelaram a presença de Manganês (Mn), Silício (Si) e Oxigênio (O)”. O comunicado informa ainda que uma investigação sobre a presença de hidrogénio está em andamento.
O rover de 26 kg, chamado Pragyan ("Sabedoria" em sânscrito), percorrerá a superfície lunar a uma velocidade de cerca de 1 cm por segundo, enquanto envia dados para o módulo de aterragem, que serão depois transmitidos para o Chandrayaan-2 em órbita.
Ao atingir o território lunar desconhecido do Polo Sul da Lua, a Índia conseguiu um feito que nenhum outro país conseguiu igualar.
Fonte: Times India
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Índia
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.