NASA anuncia a descoberta do exoplaneta número 5 000

Mais do que um número, os astrónomos da NASA procuram descobrir exoplanetas possam ser habitáveis, um trabalho que tem sido feito graças ao telescópios espaciais

NASA anuncia a descoberta do exoplaneta número 5 000

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou nesta segunda-feira (21), que descobriu mais 65 exoplanetas localizados fora do Sistema Solar, o que fez com que fosse ultrapassado a marca dos cinco mil exoplanetas já detectados.

Os mais de 5 mil planetas encontrados até agora incluem mundos pequenos e rochosos como a Terra, gigantes gasosos muitas vezes maiores que Júpiter e “Júpiteres quentes” em órbitas extremamente próximas em torno de suas estrelas. Existem ainda as “super-Terras”, que são possíveis mundos rochosos maiores que o nosso, e “mini-Netunos”, versões menores do nosso Netuno.

Há também planetas que orbitam duas estrelas ao mesmo tempo e até corpos planetários ao redor dos restos colapsados ​​de estrelas mortas.

Mais do que um número, os astrónomos da NASA procuram descobrir exoplanetas possam ser habitáveis, um trabalho que tem sido feito graças ao (já reformado) Telescópio Espacial Kepler, ao satélite TESS e ao recentemente lançado Telescópio Espacial James Webb.

“Não é apenas um número. Cada um [destes exoplanetas] é um novo mundo, um planeta completamente novo. Fico entusiasmado com cada um porque não sabemos nada acerca deles”, afirmou a responsável pelo Exoplanet Archive, Jessie Christiansen.

De recordar que o ritmo constante de descobertas começou em 1992 com o lançamento do Telescópio Espacial Kepler.

Fonte: NASA