NASA divulga imagens inéditas captadas pelo telescópio James Webb

Durante a apresentação das imagens a NASA fez questão de enaltecer que o James Webb permite acelerar a descoberta de novos exoplanetas e galáxias, assim como reunir mais dados sobre cada um deles.

NASA divulga imagens inéditas captadas pelo telescópio James Webb

A NASA divulgou esta terça-feira (12), a imagem mais profunda e clara alguma vez captada do Universo até agora. Esta é também a primeira fotografia científica e colorida captada pelo Telescópio Espacial James Webb, que contribuiu assim para um momento histórico no que diz respeito à observação do Espaço.

 

A primeira imagem revelada nesta apresentação diz respeito a um exoplaneta de nome WASP-96 b, um gigante gasoso cuja atmosfera é composta por vapor de água e que fica mais próximo da respetiva estrela do que Mercúrio do nosso Sol.

 

A revelação da segunda fotografia começou com uma explicação da importância de aplicar cor às imagens captadas pelo James Webb, aplicando filtros vermelho, azul e amarelo de a reunir mais dados - e tornar a imagem mais bonita.

 

A segunda fotografia mostra uma nébula resultante da morte de uma estrela, na qual os investigadores da NASA conseguiram captar uma série de detalhes inéditos. Também foi apontado que as imagens permitem detetar vários processos físicos, proporcionado múltiplos dados científicos para estudar daqui para a frente. 

 

A terceira imagem é composta por um total de cinco galáxias, entre quais duas estão em processo de se unirem e uma delas exibe um buraco negro - o qual se estima ter uma massa 24 milhões de vezes maior do que a do nosso Sol.

 

A quarta (e última) imagem revelada diz respeito a uma zona onde é possível verificar nascimentos de estrelas, a qual se pode dizer que é detentora de uma beleza particular.

 

Esta zona tem o nome de Nébula Carina e é também conhecida como "Penhascos Cósmicos". Além de proporcionar informação sobre o processo de nascimento de estrelas, a NASA diz que a fotografia em questão também coloca várias questões a que a agência espera responder em breve com mais estudos.

 

 

Fonte: Lusa

Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

Adão Cambambi

Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.