A NASA disse que as restrições às exportações de alta tecnologia para a Rússia, anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "continuarão a permitir a cooperação espacial" entre ambos os países
A agência espacial norte-americana (NASA) e e a Agência Espacial Europeia (ESA) asseguraram na sexta-feira (25), que a cooperação espacial se mantém com a Rússia, alvo de sanções dos Estados Unidos por ter invadido a Ucrânia.
Em comunicado, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse que as restrições às exportações de alta tecnologia para a Rússia, anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "continuarão a permitir a cooperação espacial" entre ambos os países.
"Não se esperam alterações no apoio da agência a operações que estão a ser desenvolvidas no espaço e em terra", acrescenta o comunicado.
A Rússia e os Estados Unidos são parceiros na Estação Espacial Internacional, a "casa" dos astronautas na órbita da Terra onde se fazem experiências científicas.
Também a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou hoje que mantém a cooperação espacial com a Rússia, com a qual espera lançar em setembro a sua primeira missão robótica para Marte.
A ESA refere que “um dos pontos fortes que a cooperação espacial demonstrou no passado é a resiliência dos parceiros para superar crises geopolíticas e manter, como é o caso da Estação Espacial Internacional, um local de investigação conjunta para fins pacíficos em benefício de todos”.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.
Fonte: EFE
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologiaPolítica
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.