A Nasa adianta ainda que a sonda tem combustível suficiente para se manter nesta fase durante vários dias, pelo que se conseguir restabelecer contacto conseguirá manter a missão como previsto
Sonda Capstone
A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que perdeu contacto com a Capstone, uma pequena sonda enviada para o espaço no dia 28 de Junho e que fazia parte dos planos da agência para voltar a colocar humanos na Lua.
A NASA refere que perdeu comunicações com a Capstone no dia 4 de Julho, pouco depois de a sonda sair da órbita da Terra. Os responsáveis pela missão disseram ao site Space.com que tem informação sobre a trajetória da Capstone e adiantam que estão a tentar retomar comunicações.
A Nasa adianta ainda que a sonda tem combustível suficiente para se manter nesta fase durante vários dias, pelo que se conseguir restabelecer contacto conseguirá manter a missão como previsto.
A Capstone tem, como objectivo entrar numa nova órbita em torno da Lua, a qual será usada como posto para os astronautas da missão Artemis que venham a visitar o satélite natural no futuro.
Este é um passo importante para o projecto Artemis, que visa estabelecer uma base na Lua, numa parceria entre a NASA e parceiros privados. A Capstone irá posicionar-se numa orbita elítica e testar a nova tecnologia que leva a bordo e que será depois usada pelas missões tripuladas.
A órbita elítica que é o alvo desta missão está no preciso ponto de equilíbrio entre as gravidades da Terra e da Lua, o que permitirá estabilidade para missões de longa duração com uma baixa utilização de combustível.
Será nesta órbita que será colocada no futuro a Getaway, uma estação espacial que servirá como porta de entrada (daí o nome) para todas as missões Artemis e que se prevê se mantenha operacional durante uma década.
Será desta Getaway que depois partirá o Human Landing Sistem, o módulo que aterrará na Lua e que fará a ligação entre a estação espacial e a base lunar.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.