O asteroide Psyche, descoberto em 1852, tem um valor dezenas de vezes superior a toda a economia mundial
É um pote de riqueza incomensurável, a orbitar na cintura dos asteroides, a cerca de 370 milhões de quilómetros da Terra. O asteroide Psyche, descoberto em 1852, tem um valor dezenas de vezes superior a toda a economia mundial.
Um estudo recente feito à luz das objetivas do telescópio espacial Hubble descobriu que este asteroide, com 226 quilómetros quadrados de diâmetro, está carregado de metais como ferro e níquel.
Para os cientistas, o Psyche é um dos mais intrigantes objetos celestes a orbitar entre Marte e Júpiter, na chamada cintura dos asteroides. Composto unicamente por metal, demora cinco anos a orbitar em torno do sol e quatro horas a rodar sobre o próprio eixo.
"Temos visto meteoritos que sã maioritariamente de metal, mas Psyche parece único porque pode ser um asteroide totalmente de ferro e níquel", disse Tracy Becker, cientista planetário do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos EUA.
"A Terra tem um núcleo de metal, um manto e uma crosta. É possível que Psyche tenha sido um planeta em formação atingido por ouro objeto do Sistema Solar, tendo perdido aí o manto e a crosta", aventou Tracy Becker.
Descobrir se Psyche foi em tempos um planeta em formação, com um tamanho aproximado do de Marte, tendo em conta o núcleo metálico analisado, pode fornecer aos cientistas uma visão única sobre o Sistema Solar há milhões de anos, num tempo distante e remoto em que as colisões entre protoplanetas, como a que criou a Terra, eram comuns.
Segundo a BBC, o Psyche está na mira da NASA, a Administração Espacial Norte-Americana, que planeia uma missão de exploração ao asteroide, em 2022, com o apoio da Space X, a empresa de Elon Musk, também patrão da Tesla.
Fonte: New York Times
Tópicos relacionados: Ciência
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.