De acordo com a NASA, o CAPSTONE está de "boa saúde" e conseguiu continuar as suas operações mesmo quando não estava a comunicar com os especialistas na Terra
No início desta semana, a agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que o satélite CAPSTONE (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment) tinha deixado de comunicar com a base terrestre, com a equipa da agência espacial a trabalhar para compreender a causa e a tentar restabelecer o sinal com o equipamento.
Depois de um momento em que se acreditava que o futuro da missão à Lua poderia estar comprometido, a NASA dá a conhecer que voltou a estabelecer a comunicação com o referido satélite.
De acordo com a NASA, o CAPSTONE está de "boa saúde" e conseguiu continuar as suas operações mesmo quando não estava a comunicar com os especialistas na Terra. O pequeno satélite prepara-se agora para uma manobra de correção da sua rota que lhe permitirá atingir a orbita lunar com uma maior precisão.
Vale lembrar que, apesar do ocorrido, a equipa da NASA tinha bons dados sobre a trajectória da nave tendo em conta a "primeira passagem completa e uma segunda passagem parcial da estação terrestre com a Deep Space Nwtwork", explicou Sarah Frazier, porta-voz da NASA, em declarações à imprensa internacional.
A missão tinha também "combustível suficiente para adiar a manobra de correção da trajectória inicial, pós-separação, por diversos dias”.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.