As amostras rochosas, guardadas em tubos no robô, serão posteriormente enviadas numa outra missão para a Terra, onde se espera que cheguem em 2033 para serem analisadas com mais detalhe
Rover Perseverance
Análises feitas pelo robô Perseverance a amostras de rochas vulcânicas que recolheu em Marte, indicam que foram alteradas por água líquida, segundo estudos publicados esta quinta-feira.
O veículo robótico pousou em 18 de Fevereiro de 2021 na cratera Jezero, onde terá havido um lago e um delta (foz de um rio), no âmbito de uma missão conduzida pela agência espacial norte-americana NASA.
De zonas distintas do fundo da cratera, umas mais fundas do que outras, foram recolhidas e analisadas pelo robô amostras de rochas ígneas (formadas pela solidificação do magma) que posteriormente passaram por alterações por ação da água em estado líquido, de acordo com os autores dos estudos.
Os estudos, feitos a partir de dados obtidos pelo robô, equipado com uma broca e instrumentos de laboratório, estão plasmados em quatro artigos publicados nas revistas científicas Science e Science Advances.
As amostras rochosas, guardadas em tubos no robô, serão posteriormente enviadas numa outra missão para a Terra, onde se espera que cheguem em 2033 para serem analisadas com mais detalhe.
Ambas as missões enquadram-se no propósito da procura de vida microbiana passada em Marte, hoje um planeta inóspito. A água em estado líquido é uma condição essencial para a vida tal como se conhece.
Segundo um dos autores de um dos estudos, David Shuster, geoquímico e professor na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a análise laboratorial das amostras na Terra vai permitir aos cientistas datá-las e aferir com maior rigor quando é que existiu o lago que actualmente é uma cratera e em que altura as "condições ambientais poderiam ter sido propícias à vida".
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Espaço Nasa
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.