
O novo dispositivo (ainda em fase experimental) foi batizado de PoX e é 10 mil vezes mais rápido do que as memórias comuns usadas na maioria dos laptops
Um avanço tecnológico promissor acabou de sair dos laboratórios da Universidade de Fudan, em Xangai. Pesquisadores liderados pelo professor Zhou Peng criaram a primeira memória Flash do mundo capaz de gravar dados em apenas 400 picossegundos — o que equivale a um trilionésimo de segundo.
Esta inovação, sem precedentes no campo do armazenamento digital, tem potencial para revolucionar o desempenho de dispositivos e sistemas que exigem resposta em tempo real.
O novo dispositivo (ainda em fase experimental) foi batizado de PoX e é 10 mil vezes mais rápido do que as memórias comuns usadas na maioria dos laptops. Segundo o site BGR, o PoX utiliza grafeno em vez do tradicional silício, tornando-o mais eficiente para tarefas pesadas em aplicações de Inteligência Artificial (IA).
A equipa publicou as suas descobertas na revista Nature, mas ainda não há detalhes sobre a durabilidade a longo prazo ou a viabilidade de produção em larga escala.
Por enquanto, apesar de ser uma tecnologia extremamente promissora, será preciso aguardar mais informações sobre a sua possível chegada ao mercado.
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Tecnologia China
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.