Os testes revelam que a pílula em investigação interrompeu temporariamente a fertilidade nos ratos através da inibição do adenilato ciclase solúvel, uma enzima celular "essencial para a mobilidade e maturação do esperma"
Há décadas que a criação de uma pílula masculina, para impedir a gravidez, está em projecto. Também há décadas que esses esforços não trazem resultados definitivos – e em forma de comprimido. No entanto, um novo estudo publicado na revista científica Nature apresentou resultados promissores para uma nova pílula masculina. A investigação foi feita em ratos e mostrou que os animais poderiam ficar temporariamente inférteis.
Os testes revelam que a pílula em investigação interrompeu temporariamente a fertilidade nos ratos através da inibição do adenilato ciclase solúvel, uma enzima celular "essencial para a mobilidade e maturação do esperma".
Ou seja, a pílula deixou os espermatozoides "atordoados" o tempo suficiente para os impedir de chegar ao óvulo.
Ao contrário da pílula feminina, esta não envolve quaisquer hormonas. Esta será uma das vantagens desta pílula: não vai eliminar testosterona, nem causar qualquer efeito secundário de deficiência das hormonas masculinas.
Segundo o estudo, os homens tomariam a pílula um pouco antes do sexo.
"A maioria dos esforços atuais para desenvolver novos contracetivos para homens afeta o desenvolvimento do esperma, o que significa que a contraceção requer meses de pré-tratamento contínuo", explica o estudo. "Neste caso, fornecemos uma prova de conceito para uma estratégia inovadora de contraceção sob demanda, em que a pílula seria tomada um pouco antes do sexo, apenas quando necessário."
A equipa de investigadores da Weill Cornell Medicine adianta que ainda são necessários muitos testes a esta nova pílula e, antes de chegar às pessoas, ainda terá de ser testada em coelhos.
Este comprimido pode vir a ser uma alternativa às poucas opções disponíveis para os homens nos métodos contracetivos. Enquanto as mulheres têm vários métodos contracetivos – pílulas, adesivos, dispositivos intrauterinos -, os homens só têm acesso a preservativos de uso único ou a vasectomias.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: Ciência Saúde
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.