Os três investigadores, pioneiros do estudo dos mecanismos revolucionários da física quântica, foram distinguidos foram distinguidos pelas suas descobertas sobre o "emaranhado quântico", mecanismo onde duas partículas quânticas estão perfeitamente correlacionadas, qualquer que seja a distância que as separa
O prémio Nobel da Física foi hoje (04/10) atribuído ao francês Alain Aspect, ao norte-americano John F. Clauser e ao austríaco Anton Zeilinger pelos trabalhos em mecânica quântica, anunciou o secretário-geral da Real Academia Sueca de Ciências, Hans Ellegren, no Instituto Karolinska em Estocolmo.
Os três investigadores, pioneiros do estudo dos mecanismos revolucionários da física quântica, foram distinguidos foram distinguidos pelas suas descobertas sobre o "emaranhado quântico", mecanismo onde duas partículas quânticas estão perfeitamente correlacionadas, qualquer que seja a distância que as separa, anunciou o júri do Nobel.
A demonstração dessa surpreendente propriedade abriu caminho a novas tecnologias em computação quântica e comunicações ultrasseguras, bem como sensores quânticos ultrassensíveis que permitem medições extremamente precisas, como a da gravidade no espaço.
Essa mecânica complexa foi prevista pela teoria quântica. No entanto, nem mesmo Albert Einstein acreditou: duas partículas unidas no início - como dois gémeos - podem guardar as marcas do seu passado comum e comportar-se de maneira semelhante, mesmo à distância.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: Ciência Nobel
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.