Os dois investigadores descobriram que a células in virto reconheciam o mRNA “de substâncias externas, o que levava à activação e libertação de moléculas de sinalização inflamatória”
A Real Academia das Ciências da Suécia anunciou na manhã desta segunda-feira (02/10), o vencedor do Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina 2023: Katalin Karikó e Drew Weissman foram galardoados pelas suas descobertas “sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA eficazes contra covid-19”.
Os dois investigadores descobriram que a células in virto reconheciam o mRNA “de substâncias externas, o que levava à activação e libertação de moléculas de sinalização inflamatória”. Tendo em conta a observação, Karikó e Weissman testaram várias cadeias de mRNA - “cada uma com alterações químicas únicas na sua base” - para perceber o efeito nas células.
As pesquisas dos cientistas sobre modificações na base de nucleosídeos permitiram o desenvolvimento de vacinas de RNA mensageiro contra a covid-19.
Este é o 114.º Prémio Nobel da Medicina a ser entregue pela Real Academia das Ciências da Suécia. O primeiro Nobel da Medicina foi entregue em 1901.
Os restantes Prémios Nobel serão anunciados nos próximos dias. Segue-se o galardão da Física (3 de Outubro), da Química (4 de Outubro), da Literatura (5 de Outubro) da Paz (6 de Outubro) e da Economia (9 de Outubro).
Fonte:
Tópicos relacionados: Ciência Nobel Saúde Covid-19
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.