
O estudo liderado por Wei Li, da Academia Chinesa de Ciências, conseguiu superar parte dessas dificuldades através da modificação de 20 genes-chave responsáveis pela reprodução
Uma equipa de cientistas chineses conseguiu, através da edição genética, criar o primeiro rato com dois progenitores do mesmo sexo que sobreviveu até à idade adulta. A pesquisa baseia-se em avanços anteriores, como os de Katsuhiko Hayashi, que em 2023 demonstrou ser possível converter células estaminais masculinas em femininas, permitindo a criação de óvulos a partir de células masculinas.
O processo envolvia fertilizar esses óvulos com esperma de outro rato macho, resultando em embriões que foram gestados por fêmeas. No entanto, até então, a maioria dos ratos bipaternos criados não conseguia desenvolver-se completamente e morria antes de atingir a idade adulta. A principal barreira era a expressão genética inadequada, causada por anomalias na impressão de genes.
O estudo liderado por Wei Li, da Academia Chinesa de Ciências, conseguiu superar parte dessas dificuldades através da modificação de 20 genes-chave responsáveis pela reprodução. Ao corrigir a expressão genética, os investigadores aumentaram a taxa de sobrevivência dos embriões, conseguindo, pela primeira vez, criar um rato adulto saudável a partir de dois pais.
Apesar do avanço, o método ainda apresenta desafios. Apenas 11,8% dos embriões viáveis chegaram ao nascimento, e muitos dos que atingiram a idade adulta tiveram crescimento prejudicado e uma esperança de vida reduzida. Além disso, os ratos bipaternos adultos eram estéreis, embora mostrassem uma maior eficiência de clonagem.
Os cientistas continuam a aperfeiçoar a técnica, com a esperança de aplicá-la a mamíferos de maior porte, como macacos. Se bem-sucedida, esta investigação poderá transformar a reprodução assistida, permitindo que casais do mesmo sexo sejam pais biológicos dos seus filhos.
Fonte: Sic Notícias
Tópicos relacionados: Ciência Tecnologia Saúde
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.