Reguladores europeus aprovam a venda do primeiro coração artificial

Após a aprovação dos reguladores europeus, as acções da Carmat subiram 34% para 32,05 euros em Paris, após subir até 50%, superando o seu maior ganho alcançado em Maio de 2020.

Reguladores europeus aprovam a venda do primeiro coração artificial

 

A companhia Carmat SA registou o seu maior ganho em mais de sete anos depois que a empresa obteve aprovação para vender o primeiro coração totalmente artificial na Europa. Essa aprovação, foi o culminar de um esforço de 27 anos que começou com a ideia de um cardiologista francês para um empresa aeroespacial.

 

A Carmat obteve a marca CE para o dispositivo, o que significa que a empresa pode agora vendê-lo na União Europeia como uma ponte para um transplante de coração para pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca em estágio final irreversível.

 

O cirurgião e inventor de válvulas cardíacas Alain Carpentier propôs o desenvolvimento de um coração artificial ao engenheiro industrial francês Jean-Luc Lagardere em 1993. Lagardere colocou alguns laboratórios e engenheiros da sua empresa de mísseis Matra à disposição de Carpentier e o projeto se expandiu ao longo dos anos, inclusive por meio das fusões que levaram Matra a tornar-se parte do que agora é a Airbus SE. A fabricante de aviões é o maior acionista da Carmat, com uma participação de 13%, enquanto Carpentier possui cerca de 5,3%.

 

Segundo um analista, o coração artificial da Carmat tem um grande potencial de sucesso e pode faturar até 700 milhões de euros em vendas anuais na Europa até 2030.

 

Fonte: Tecangologies

Tópicos relacionados: Ciência

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.