
Prevê-se que a missão da Perseverance seja multianual, mas não tem fim definido. Durará tanto quanto as circunstâncias e o equipamento o permitirem
Perseverance
A NASA conseguiu esta quinta-feira pousar mais uma sonda robô na superfície marciana. A sonda Preserverance aterrou às 20:55 no planeta vermalho, na cratera de Jezero, e enviou as primeiras imagens, para a alegria dos cientistas em terra.
A Perseverance leva consigo um drone helicóptero que a NASA vai utilizar para sobrevoar a superfície marciana. Será a primeira vez que um aparelho deste género será utilizado numa missão num planeta que não a Terra.
A aterragem da Perseverance em Marte foi uma operação complicada, apelidada de "sete minutos de terror". Implica a utilização de retrofoguetes e longos paraquedas para travar a velocidade de reentrada da cápsula que carrega o rover.
O aparelho leva consigo ainda um conjunto de outros instrumentos científicos que permitirão realizar várias experiências, nomeadamente procurar vestígios de vida microbiológica.
Tal como acontece com os seus "primos" já no solo marciano, prevê-se que a missão da Perseverance seja multianual, mas não tem fim definido. Durará tanto quanto as circunstâncias e o equipamento o permitirem.
O lançamento da missão Mars 2020 Perseverance aconteceu em julho de 2020, desde Cabo Canaveral, mas os preparativos da viagem até Marte e dos vários instrumentos científicos a bordo remontam a vários anos antes.
Enquanto esteve a ser preparado para as exigências da missão todo o terreno que o espera, o veículo robótico de dimensão próxima à de um automóvel ganhou pernas e rodas, um braço e até um helicóptero. Também teve de “treinar alguns moves”, de passar em testes de condução e, mais recentemente, de aprender a manter o equilíbrio.
Fonte: NASA
Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia
Adão Cambambi
Adão Cambambi é um Marketeer e talentoso Designer Gráfico Sénior com uma paixão inabalável pela criação visual e uma capacidade única de contar histórias através das suas criações. Com um olhar aguçado para detalhes e uma mente sempre aberta à experimentação, Adão é um mestre na fusão de elementos visuais e conceituais. As colunas de Adão oferecem insights sobre uma ampla gama de tópicos, desde tecnologia, ciência entre outros. Os seus artigos são tanto informativos quanto inspiradores, oferecendo aos leitores uma visão privilegiada da sua abordagem criativa única.
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - CiênciaA corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões
Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025
A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de
Academia Bai
Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais AplicadasSegundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.