Sonda chinesa Chang'e-5 pousa na Lua com sucesso

Lançada da ilha de Hainan a 24 de novembro, deverá recolher 2 quilos de amostras do solo. Está programada para perfurar a superfície ao longo de dois dias. Depois, a cápsula no topo da sonda será relançada de volta à Terra. Deve aterrar em território chinês ainda em Dezembro.

Sonda chinesa Chang'e-5 pousa na Lua com sucesso

Sonda espacial chinesa chang`-5

A sonda chinesa Chang'e-5, lançada ao espaço no passado dia 24 de novembro, pousou com sucesso na superfície da lua nesta terça-feira (1º) para coletar rochas lunares, na primeira operação desse tipo em mais de 40 anos, informou a Agência Espacial da China (CNSA).

 

O desembarque ocorreu na área de Mons Rumker, na enorme planície vulcânica conhecida como Oceanus Procellarum, ou "Oceano de Tempestades", conhecido como o lado da Lua mais próximo da Terra.

 

A nave espacial chinesa Chang'e 5 aterrou na Lua com sucesso e já começou a recolher amostras da superfície do satélite. A sonda representa aquilo que as autoridades de Pequim definem como a terceira fase do programa espacial chinês.

 

Com esse feito, a China irá tornar-se no terceiro país do mundo, depois dos Estados Unidos e da Rússia, a ter material lunar para estudar. A última missão deste tipo remonta a 1976, quando a missão não tripulada Luna 24 foi realizada com sucesso pela antiga União Soviética.

 

A missão não tripulada foi batizada em homenagem a uma deusa da lua na mitologia chinesa e visa coletar material para ajudar os cientistas a entender as origens do satélite, tendo em vista a construção de uma base lunar.

 

A sonda foi projetada para coletar poeira e rochas lunares, escavando o solo a uma profundidade de dois metros. A expectativa é de que essas amostras retornem à Terra ainda neste mês e ajudem os cientistas a entender melhor a história da Lua.

 

Esse é o terceiro pouso bem-sucedido da China à superfície lunar após o primeiro feito pela sonda Chang'e-3 no dia 14 de Dezembro de 2013 e aquele no lado escuro da Lua, concluído pela sonda Chang'e-4 em 2 de Janeiro do ano passado.

 

Em 2003, a China tornou-se o terceiro país a ter um astronauta no espaço, depois dos Estados Unidos e da União Soviética. O programa espacial chinês tem crescido em ambição e já inclui uma estação espacial própria.

Fonte: CCTV

Tópicos relacionados: CiênciaTecnologia

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

José Luciano

José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis. Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital. As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

Retrospectiva 2021 - Ciência

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Ciência

A corrida ao planeta vermelho esteve ao rubro, em Fevereiro de 2021 ficando na história por ser o mês em que três missões

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

Luanda vai ganhar um Parque de Ciência e Tecnologia em 2025

A primeira fase do projecto que fica concluído dentro de 14 meses, compreende a reabilitação do Centro Nacional de

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Academia Bai

Instituto Superior de Administração e Finanças lança Unidade de Ciências Sociais Aplicadas

Segundo a instituição, com essa premissa investigativa, composta por um grupo de cinco investigadores académicos, pretende

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.